• Matéria: História
  • Autor: lorennapired
  • Perguntado 4 anos atrás

Marque a seguir as afirmações verdadeiras a respeito da gripe espanhola e sobre saúde pública, com base no texto e vídeo indicados: *

É um equívoco dizer que a gripe espanhola surgiu na Espanha, pois a hipótese mais aceita sobre a origem da epidemia é a de que surgiu nos EUA e chegou na Europa no final da I Guerra Mundial.

A imprensa espanhola era tendenciosa, divulgando inverdades sobre a doença e desinformando a população.

A censura , a falta de informação e a mentira contribuíram para a morte de muitos.

médicos e enfermeiros foram obrigados a cavar covas e sepultar os cadáveres, devido a falta de coveiros.

Deforma indireta, a gripe espanhola planta tanto a semente do Ministério da Saúde, que surgirá em 1930 (como Ministério dos Negócios da Saúde e da Educação Pública), quanto a do Sistema Único de Saúde (SUS), que será previsto na Constituição de 1988.

Diferentemente da pandemia do Coronavírus, na época da gripe espanhola não se espalhavam receitas caseiras para se proteger da doença.

Nos EUA, alguns jornais negavam os perigos da doença, dizendo que a população não seria tola em acreditar nas informações recém-chegadas sobre a epidemia.

O presidente Rodrigues Alves morreu da doença logo após a sua reeleição, porém historiadores contestam essa versão.

Os pobres não possuíam nenhum tipo de assistência e recorriam às delegacias, as únicas instituições que promoviam algum cuidado foram as santas casas e a Cruz Vermelha.

Na virada de 1919 para 1920, o Congresso Nacional aprova e o presidente Epitácio Pessoa sanciona uma decisiva reforma na estrutura federal de saúde.

Respostas

respondido por: RamonMartins02
0

Explicação:

V

F

F

V

F

V

V

F

F

V

ESPERO QUE CONSIGA

Perguntas similares