Respostas
Resposta:
A digestão química é um processo que ocorre com a ação de enzimas. Ela inicia-se na boca com a ação da enzima amilase, que está presente na saliva e faz a digestão do amido. No estômago, ocorre a ação do suco gástrico, constituído por ácido clorídrico e pela enzima pepsina, que atua na digestão das proteínas.
Explicação:
Resposta:
O tubo digestivo
O tubo digestivo é formado pelos seguintes órgãos:
Boca: o orifício de entrada do tubo digestório. É nela que a digestão se inicia, com a mastigação e deglutição realizada pelos dentes e a língua.
Faringe: canal com cerca de 14cm de comprimento que liga a boca ao esôfago, responsável pela passagem de alimento. É comum aos sistemas digestório e respiratório.
Esôfago: canal tubular de parede muscular. É responsável por transportar o bolo alimentar até o estômago. O esôfago empurra o alimento através dos movimentos peristálticos.
Estômago: dilatação do tubo digestivo em forma de bolsa. Localizado no abdome, é responsável pela digestão parcial dos alimentos. Apresenta glândulas produtoras de suco gástrico, que auxiliam na digestão.
Intestino delgado: tubo com dobras que auxiliam na sua função principal, a de absorção de nutrientes. A parede interna do intestino delgado tem minúsculos prolongamentos em forma de “dedos”, chamados vilosidades intestinais. Existe, ainda, um grande número de glândulas que secretam o chamado suco intestinal. É dividido em três partes, chamadas duodeno, jejuno e íleo.
Intestino grosso: órgão tubular responsável pela absorção de água. Divide-se em ceco, colo e reto. O reto é a região final do intestino grosso, que termina no ânus.