• Matéria: História
  • Autor: vagnoalves47
  • Perguntado 4 anos atrás

O racismo é uma forma sistemática de discriminação que tem a raça como fundamento e se manifesta por meio de práticas conscientes e inconscientes que culminam em desvantagens ou privilégios para indivíduos, a depender do grupo racial que pertencem. Pode ser dividido em três concepções diferentes a partir da sua relação com a subjetividade, com o Estado e com a economia. A concepção individual, concepção institucional e a concepção estrutural. Assinale a opção que representa a concepção institucional do racismo. O racismo é concebido como uma espécie de "patologia". Fenômeno ético ou psicológico de caráter individual ou coletivo, atribuído a grupos isolados. Sob esse ângulo, não haveria sociedades ou instituições racistas, porém indivíduos racistas, que agem isoladamente ou em um grupo. Demostra que o racismo transcede o âmbito da ação individual e frisa a dimensão do poder como elemento constituinte das relações sociais, mas não somente o poder de um indivíduo de uma raça sobre a outra, mas de grupos sobre o outro, algo possível quando há o controle direto ou indireto de determinados grupos sobre o aparato institucional. Sob essa perspectiva, o racismo não se resume a comportamentos individuais, mas é tratado como o resultado do funcionamento das instituições, que passam a atuar em uma dinâmica que confere, mesmo que individualmente, desvantagens e privilégios a partir da raça. É o juízo baseado em esteriótipos acerca de indivíduos que pertencem a um determinado grupo racionalizado e que pode ou não resultar em práticas discriminatórias. Atribuição de um tratamento diferenciado a membros de grupos racionalmente identificados.

Respostas

respondido por: tagliettimariana
12

 O racismo pode transcender o âmbito da ação individual e pode ocorrer conscientemente ou inconscientemente, assim, há pessoas e grupos que se acham superior uns aos outros, então, a alternativa correta é a:

  • Demostra que o racismo transcede o âmbito da ação individual e frisa a dimensão do poder como elemento constituinte das relações sociais, mas não somente o poder de um indivíduo de uma raça sobre a outra, mas de grupos sobre o outro, algo possível quando há o controle direto ou indireto de determinados grupos sobre o aparato institucional.

 Então, por conta disso devemos entender que o racismo pode ser manifestado tanto individualmente quanto coletivamente, e é uma prática que deve ser combatida pois ninguém deve ser marginalizado pela sua cor.

respondido por: jamily2022
0

Resposta:

A

Explicação:

Perguntas similares
8 anos atrás