O pensamento filosófico de Nietzsche desenvolve-se, em grande medida, como uma crítica à lógica da razão moderna. Trata-se de uma espécie de recepção crítica do Idealismo Alemão. Acerca das reflexões deste filósofo, assinale a alternativa correta.
À luz do pensamento nietzschiano, o conhecimento é um processo mental, que pouco se explica a partir do corpo ou dos desejos.
Para Nietzsche, o conhecimento e o desejo de poder ou a vontade de dominação estão interligados.
A sua obra descreve uma busca desinteressada e neutra pelo conhecimento, o que o aproxima do pensamento de Santo Agostinho.
Conforme o pensamento do referido filósofo, o conhecimento não depende de elementos como a vontade ou os instintos humanos, o que o aproxima da obra de Schopenhauer.
A verdade inerente às coisas do mundo é o objetivo último da sua obra, que resgata a filosofia platônica.
Respostas
Resposta:
São alguns dos conceitos forjados pelo Filósofo Friedrich Nietzsche: ser, razão, Deus, sentido, verdade, ciência, ordem, justiça, lógico, entre outros.
Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um importante filósofo da Alemanha. De acordo com ele, a moral possuía uma base racional composta pela ilusão, de maneira que para ele não existia a noção de homem racional, existindo, portanto, apenas um mundo de desordem e de irracionalidade.
Bons estudos!
Explicação:
A,B,C,D ou E ?
Toda vontade de saber é impulsionada por uma vontade de poder sobre a qual o espírito não tem controle, não tendo sequer ciência. O espírito deseja saber porque deseja poder, a pulsão demiúrgica do conhecimento não tem nenhuma relação com a curiosidade, ou com o método, tal como prometeram os primeiros modernos. Tem relação com vontade de dominação. Todo conhecimento é também ato de violência.
(NIETZSCHE, 2005, p. 21)
Para Nietzsche, o conhecimento e o desejo de poder ou a vontade de dominação estão interligados (LETRA B).
De acordo com o pensamento do filósofo Nietzsche, o saber liga-se à vontade de potência do homem e do quanto ele domina o que foi capitado. Em outras palavras, o homem conhece aquilo que é lhe de interesse e sua ânsia pelo conhecimento vai de encontro com as coisas que podem ser dominadas por ele.
Para Nietzsche, o homem quer ser forte o tempo todo. Ele utiliza da sua ação e da sua criatividade para dominar os mais fracos. E a fraqueza é um sinal de ressentimento e de não aceitação do amor fati (amor ao destino).
Link: https://brainly.com.br/tarefa/33296123