• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: matheusabreu9
  • Perguntado 4 anos atrás

Questão 03_ Muito se falou na falência das religiões, inclusive o filosofo Nietzsche:_As vozes variavam: ora

afirmavam a morte de Deus (Nietzsche) ora tratavam do colapso de uma instituição (como a Igreja Católica).

Porém, para surpresa de muitos, os séculos XX e XXI foram marcados por um considerável ressurgimento de

crenças e práticas religiosas em todo o mundo. Igrejas Católicas e Protestantes, Ortodoxas nos países

remanescentes da antiga URSS, mesquitas na Indonésia, templos na Índia, marcam este florescimento das

religiões. Por que as religiões se fortaleceram? Justifica tua resposta. Quais religiões estão ganhando maior

“espaço” no Brasil? As mídias mediáticas colaboram para isso? me ajudem pfvr

Respostas

respondido por: Nikuhamonu
3

Explicação:

A) Há outras respostas: ou Nietzsche e outros falavam da falência de uma religião específica (não sendo ofensivo, mas provavelmente é a cristã em particular) ou eles erraram.

Na verdade é complicado haver a falência de uma religião, mas não impossível (como as religiões antigas como a greco-romana e a egípcia estiveram durante séculos na humanidade).

O que acontece provavelmente é o caso de pessoas retornando a religiões de seus antepassados (como cristãos novos retornando ao judaísmo ou descendentes de muçulmanos voltando ao Islão), ou então buscando outros caminhos para a espiritualidade (como pessoas que adotam o budismo, ou o hinduísmo, ou mesmo religiões consideradas extintas como o druidismo e o paganismo que ressurgiram com novos cultos como o neopaganismo).

B) depende. Eu não sou religioso, mas observo o crescimento da religião wicca, do Islão, de segmentos religiosos relacionados ao ocultismo, de religiões africanas como o ifá, candomblé e quimbanda. Depende muito da região e depende muito da população. Cresce também o conhecimento religioso entre a população, não sendo incomum você ver pessoas que entendem mais de uma religião do que às vezes os próprios fiéis.

C) com certeza. O acesso à informação é a liberdade de expressão colaboram exponencialmente para esse processo. Não quero de forma alguma ser ofensivo, mas a mídia dá acesso a informações que antes as pessoas não poderiam ter, o que rompe a conexão dessas pessoas com sua religião anterior. Ritos e cultos podem ser aprendidos (como fazer um tsitsit judaico, como descobrir o seu orixá, magias wiccanas, etcetera) através da mídia e Internet, o que antes se restringia a autoridade religiosa ou a determinados grupos secretos (por favor eu não quero parecer ofensivo).

Perguntas similares