Conforme a unidade de aprendizagem, no filme A Massai Branca, uma autobiografia de Corine Hofmann, apresenta a narrativa de duas pessoas de culturas totalmente diferentes que buscam viver juntas. A história relata o relacionamento entre uma mulher branca europeia e um homem negro africano, guerreiro Samburu, habitante de Barsalo. Samburu se localiza no Quênia e faz parte dos pequenos grupos étnicos que compõem 19% das etnias minoritárias desse País. A vida das mulheres Samburus, de acordo com a tradição, deve ser integralmente submissa ao pai e ao esposo. O guerreiro Samburu, pelo qual a mulher europeia se apaixona, cresce nessa tradição tribal. As duas culturas entram em choque ao perceberem que o entendimento de assuntos comuns, como família, relação entre homens e mulheres, riqueza, entre outros, são tratados de modos distintos. As diferenças culturais de ambos, mulher europeia e guerreiro Samburu, evidenciam que a cultura produz filtros no modo de olhar e compreender o mundo. Diante do exposto e conforme a unidade de aprendizagem marque a alternativa incorreta:
Escolha uma opção:
a. São as relações de poder que definem culturas dominantes e dominadas, superiores ou inferiores. Nos grupos dominantes, o grau de coesão interna e o controle comunitário podem desempenhar papel decisivo nas relações de forças entre uma cultura e outra. O indivíduo, frente a uma nova cultura ou sociedade, tende a percebê-la em primeiro momento como uma sociedade superior ou inferior à sua. Isso porque, para esse indivíduo, os seus costumes são a base para analisar as demais culturas.
b. A maioria dos nascidos numa sociedade adota o comportamento prescrito por essa sociedade. Grande parte das pessoas são moldadas, conforme a sua cultura porque sua bagagem intelectual é maleável.
c. Para analisar uma outra sociedade, é necessário desfazer-se de preconceitos, convicções e julgamentos e considerar as diferenças de costumes presentes naquela sociedade.
d. Cada cultura é um mundo em si, relativamente estável, como é o caso da tribo Samburu. A nossa civilização tem que lidar com padrões de cultura que declinam diante dos nossos olhos, enquanto surgem outros novos no horizonte.
e. O senso de valor dos seres humanos é imodificável de acordo as condições de vida, e como parte dessas condições, de acordo com os progressos do saber humano. A cultura Massai é inferior a cultura europeia, visto que as mulheres são tratadas de forma cruel e desumana.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás