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acho q é isso
O presente ensaio analisa três possíveis relações entre religião e política: 1) a religião como poderoso instrumento de governo (instrumentum regni), em dois sentidos: a religião que utiliza a política e vice-versa, uma política que utiliza a religião; 2) a religião “contra” a política, que é incompatível e crítica da política, e se propõe a transformar radicalmente a política; 3) a política como religião, a política que cria uma religião própria, em duas possíveis modalidades: uma religião civil de tipo democrático, uma religião política de tipo autoritário ou totalitário. Para a definição dessas relações recorremos a autores clássicos como Maquiavel e Rousseau e contemporâneos. No fim do ensaio, procuramos relacionar essas alternativas com a situação política brasileira, analisando sobretudo o fenômeno do fundamentalismo religioso como uma nova forma de fazer da religião um instrumentum regni perigosa para a democracia e os direitos humanos.
O presente ensaio analisa três possíveis relações entre religião e política: 1) a religião como poderoso instrumento de governo (instrumentum regni), em dois sentidos: a religião que utiliza a política e vice-versa, uma política que utiliza a religião; 2) a religião “contra” a política, que é incompatível e crítica da política, e se propõe a transformar radicalmente a política; 3) a política como religião, a política que cria uma religião própria, em duas possíveis modalidades: uma religião civil de tipo democrático, uma religião política de tipo autoritário ou totalitário. Para a definição dessas relações recorremos a autores clássicos como Maquiavel e Rousseau e contemporâneos. No fim do ensaio, procuramos relacionar essas alternativas com a situação política brasileira, analisando sobretudo o fenômeno do fundamentalismo religioso como uma nova forma de fazer da religião um instrumentum regni perigosa para a democracia e os direitos humanos.
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