"A Palestina era a Terra sagrada que Deus tinha prometido aos Judeus". Explique por qual motivo essa região era dos judeus de acordo com a tradição judaica?
Respostas
Resposta:
Primeiros povos a crer em um único Deus
Os hebreus foram guiados por Abraão para migrarem da Civilização Mesopotâmica em busca de melhores pastagens e de terras mais férteis, se deslocando até a região da Palestina, em Canaã, “a terra prometida”. Também conhecidos como judeus e israelitas, esses povos são seguidores do Monoteísmo, pois acreditam em um único Deus.
Origem dos Hebreus
O nome hebreus vem do hebraico "Ivrim", que significa "povo do outro lado do rio". Foi através dos hebreus que surgiu o judaísmo, religião baseada nas antigas escrituras, que servem de embasamento para sua crença, mas também como documento histórico para conhecer a sua trajetória.
A primeira referência aos hebreus ocorre por volta de 1200 a.C., no reinado do Faraó. Nessa época, algum povo conhecido como cananeus e filisteus já habitavam a região da Palestina no Oriente. As tradições hebraicas mais antigas sobre suas origens, como o gênesis da Bíblia, falam de certos patriarcas (Abraão, Isaque, Jacó) que teriam iniciado a linhagem dos hebreus.
A origem dos povos hebreus, de acordo com a história de gênesis, são situadas na Mesopotâmia (a cidade de Ur). A figura de Abraão provavelmente indica a forma de organização socioeconômica desses primeiros povos: pastores seminômades organizados em pequenos grupos.
Fases dos Hebreus
A história dos hebreus é dividida em três fases:
• Fase do Patriarcado: ocorreu, aproximadamente, entre 2000 a.C. e 1200 a.C. Os patriarcas foram os primeiros líderes religiosos dos antigos hebreus.
• Fase dos Juízes: os juízes foram autoridades políticas, religiosas e militares, sendo eleitos pelas várias tribos hebraicas, de forma que havia um juiz por tribo.
• Fase dos Reis: ocorreu entre 1050 a.C. e 930 a.C. A instalação de uma monarquia foi uma forma de unificar as tribos hebraicas e ter mais força para lutar contra tribos inimigas, como os filisteus
Atualidade dos Hebreus
A expulsão dos palestinos deu início a uma série de conflitos pela terra que se estende até a atualidade, tornando difícil o processo de paz na região.
Atualmente, a região em que vivem os hebreus, no Estado de Israel, continua sendo foco de conflitos. A razão disso é, principalmente, a disputa pela terra que antes da criação de Israel viviam os palestinos muçulmanos que se estabeleceram na região por muitos anos, mas acabaram sendo expulsos de seu território e por isso reivindicam a criação de seu país.
A cidade de Jerusalém, que faz parte do domínio judaico, também é alvo de disputas por ser considerada sagrada pelas três maiores religiões, o judaísmo, o islamismo e o cristianismo.