• Matéria: História
  • Autor: gdbg771
  • Perguntado 4 anos atrás

Cite no mínimo três princípios apresentados pelos iluministas e que estão até hoje presentes na nossa sociedade.

Respostas

respondido por: gabdorock
0

Resposta:

As ideias iluministas caracterizavam-se por alguns princípios fundamentais, a saber: o racionalismo, o naturalismo, o liberalismo, a igualdade perante a lei e o anticlericalismo.

-

Racionalismo: O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio como uma operação mental, discursiva e lógica que usa uma ou mais proposições para extrair conclusões, ou seja, se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. O Racionalismo foi um movimento cultural situado entre os séculos XVI e XIX. Mais do que mais uma doutrina gnosiológica ou teoria do conhecimento, o Racionalismo foi uma perspectiva cultural global. Foi uma das correntes filosófico-científicas do homem da Idade Moderna.

Naturalismo: O naturalismo é um movimento artístico e literário conhecido por ser a radicalização do realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade. Hoje, existem 14 escolas literárias em todo o mundo, e dentre elas está o Naturalismo, que nasceu no final do século XIX e foi considerado um movimento relacionado ao Realismo, no entanto, mais extremista e com pensamentos evolucionistas.

Liberalismo: Liberalismo é uma filosofia política e moral baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade perante a lei. O filósofo John Locke, do século XVII, é muitas vezes creditado como fundador do liberalismo como uma tradição filosófica distinta. No início do século XXI, as democracias liberais e as suas características fundamentais de direitos civis, liberdades individuais, sociedades pluralistas e o estado de bem-estar haviam prevalecido na maioria das regiões do mundo. O liberalismo defendia a descentralização política.

Anticlericalismo: O anticlericalismo difere do chamado laicismo, pois implica uma hostilidade aberta face ao mundo clerical, pelo fato deste ter influência social ou política. O laicismo apenas rejeita a influência da Igreja na esfera pública, considerando que os assuntos religiosos pertencem à esfera privada de cada indivíduo. O termo anticlericalismo (não tem registro do seu nascimento) surgiu em 1852 na França e passou a ser usado mais intensamente em jornais e livros a partir de 1860. O anticlericalismo propugna pela separação e não interferência entre as esferas dopoder religioso e do civil.

Perguntas similares