Me Ajudem Por Favor
Um móvel realiza um movimento uniforme, que obedece à seguinte função horária: s = 5 + 2t; com unidades expressas no Sistema Internacional de Unidades.
Determine para o movimento do móvel:
a) o espaço inicial;
b) a velocidade escalar instantânea;
c) o espaço após 5s;
d) o deslocamento após 5s;
e) o instante em que o móvel passa pela origem dos espaços.
Respostas
Como afirmado no enunciado, o móvel realiza um movimento uniforme, ou seja, sua velocidade é mantida constante durante seu percurso.
No M.U, a função horária da posição S(t) é dada por:
É importante ressaltar que este "molde" assume que o movimento se inicia no instante de tempo t=0 segundos e, por isso, vemos o "t" sendo utilizado como "sinônimo" de Δt (tempo decorrido).
a)
Como podemos ver no modelo mostrado acima, o espaço (ou posição) inicial é dado na função pelo termo independente de "t" (coeficiente linear), assim por, inspeção, temos:
b)
Observando novamente o modelo para a função horária da posição, podemos perceber que a velocidade é o coeficiente que multiplica "t" (coeficiente angular). Como a velocidade, nesse movimento, se mantém constante, podemos afirmar que a velocidade instantânea é igual a "v". Por inspeção, temos:
c)
Queremos determinar S(5), a posição S decorridos 5 segundos do movimento, portanto basta substituirmos "t" na função por 5:
d)
Para que possamos calcular o deslocamento, precisamos assumir aqui que este movimento se dê retilineamente, ou seja, o móvel não fará curvas. Então, feita essa suposição, o deslocamento será igual (em módulo) à distancia percorrida (ΔS).
e)
A origem dos espaços equivale ao ponto no plano cartesiano onde a função corta o eixo das ordenadas (eixo das posições "S"), ou seja, queremos determinar o instante "t" para o qual temos S=0.
Se considerarmos que o movimento se inicia no instante t=0s, o móvel nunca cruzará a origem dos espaços, já que o móvel está em constante afastamento da posição S₀=5 m em movimento progressivo (v>0).