Na puberdade, a partir do estímulo do hipotálamo, os hormônios que atuam nos
glândulas sexuais começam a ser produzidos. Quando as glândulas sexuais se
desenvolvem, começam a liberar os hormônios sexuais. Com base na imagem abaixo
identifique as glândulas sexuais masculina e feminina. E nomeie os hormônios sexuals
produzidos por essas estruturas, responsáveis pelas caracteristicas físicas secundárias
da puberdade. Logo após, explique a diferença entre menarca e semenanca
(mudanças ou características corporais mais significativas nas meninas e nos meninos
respectivamente, nessa fase da vida).
Hipot
Respostas
Resposta:
Os órgãos do sistema genital masculino são os testículos (gônadas masculinas), um sistema de ductos (ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra), as glândulas sexuais acessórias (próstata, glândula bulbouretral e vesículas seminais) e diversas estruturas de suporte, incluindo o escroto e o pênis.
As Gônadas ou glândulas reprodutivas, são os ovários na mulher e os testículos nos homens. Além de produzirem os gametas (óvulos e os espermatozoides), as glândulas sexuais reprodutivas são responsáveis pela produção de hormônios como o estrógeno e a progesterona pelos ovários e a testosterona pelos testículos.
Menarca é o nome dado à primeira menstruação da mulher e é uma das últimas fases da puberdade. O primeiro ciclo tende a acontecer entre os 10 e 15 anos, podendo variar conforme o estilo de vida, histórico de menstruação das mulheres da família, hábitos alimentares, alterações hormonais, entre outros fatores.
Características na puberdade feminina.
Nas meninas, o estrogênio e a progesterona são os hormônios esteroides responsáveis pelo surgimento das características sexuais secundárias. Nesse grupo, a puberdade começa com o aumento das glândulas mamárias, surgimento dos pelos pubianos e axilares e, por último, a menarca, que é a primeira menstruação.
Características na puberdade masculina.
Aumento das vesículas seminais e da glândula da próstata. Crescimento de pelos pubianos. Crescimento de pelos na face e nas axilas (aproximadamente dois anos depois que o crescimento de pelos pubianos tem início) A ejaculação torna-se possível (geralmente em meados da adolescência, entre os 12½ a 14 anos de idade).