• Matéria: Biologia
  • Autor: fgeovanna741
  • Perguntado 4 anos atrás

Sobre os tecidos das plantas e animais, é correto afirmar que:



a.
O sistema vascular das plantas é formado por vasos condutores responsáveis pelo transporte de água e sais minerais pelo xilema e produtos da fotossíntese pelo floema.


b.
O tecido epitelial é responsável pelo armazenamento de gordura que poderá ser utilizada pelo organismo quando há falta de nutrientes que fornecem energia.


c.
Os principais sistemas de tecidos das plantas são sistema vascular, dérmico, fundamental e nervoso.


d.
O tecido conjuntivo é especializado em somente produzir células ósseas, cartilaginosas e sanguíneas, sendo o tecido menos abundante no corpo humano.


e.
O tecido muscular estriado cardíaco está presente em órgãos como o estômago, intestino e possui controle voluntário.

Respostas

respondido por: alunomarinachaves
0

Resposta:

Assim como os animais, as plantas apresentam conjuntos de células especializadas na realização de determinadas funções: os tecidos.

O xilema e floema são tecidos condutores, constituintes do sistema vascular da planta, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal.

Xilema

O xilema, ou lenho, é responsável pela condução de água e sais minerais - seiva bruta - das raízes até o ápice da planta. É constituído por células mortas impregnadas por lignina e reforçadas com celulose.

Há dois tipos de vasos lenhosos: traqueídes (ou vasos fechados): sem lignina em algumas regiões, denominadas pontuações; e elementos de vasos (vasos abertos), onde a parede celular é ausente em alguns pontos, permitindo a passagem de água com maior facilidade.

Floema

O floema, ou líber, é responsável pela condução da seiva elaborada das folhas às outras regiões da planta. Esta é produzida graças à água e sais minerais que o xilema transportou até as folhas, que são usados na fotossíntese, produzindo os compostos orgânicos que a constituem.

Os elementos de tubos crivados - células vivas, anucleadas e alongadas - são os constituintes fundamentais deste tecido. Suas paredes possuem vários poros (crivos). Cada um destes é atravessado por um plasmodesma: uma ponte citoplasmática que se comunica com o citoplasma e células vizinhas.

Os tubos crivados sobrevivem por meio da troca de substâncias com as células companheiras. Além desses dois, fibras de esclerênquima e células do parênquima são encontradas no floema, auxiliando na sustentação e no armazenamento de substâncias.

Explicação:leia e ache

Perguntas similares