Respostas
Resposta:(1)
Na TERRA , a vida, surgiu primeiramente na ÁGUA e sem ela , os seres vivos , não teriam se desenvolvidos ou sobrevivido . .
Apesar de morarmos em um planeta apelidado de “Planeta Agua “ , menos de 1% da água é doce e está disponível para o consumo humano.
Como o homem esperdiça o que possui , a agua começa a faltar em todo o planeta e se nos próximos 50 anos não tomarmos providências teremos uma falta total de água .
Vários são os fatores que contribuem para a falta e água ,
tais como o crescimento desordenado da população , a poluição , o lançamento de esgotos e lixo domésticos e despejos industriais nos nossos rios e mares .
Portanto, é necessário instituirmos uma educação ambiental para toda a população.
Abordando temas ligados ao cuidado com água para evitar a sua falta .
É imprescindível, também, pesquisar novas fontes energéticas sustentáveis para a economia de água .
Evitaremos, assim ,que a água , um BEM muito precioso, não seja desperdiçada e utilizada com responsabilidade
Resposta:(2)
O Brasil destaca-se pela produtividade energética advinda de sistemas hidroelétricos construídos em locais com grande potencial hídrico. Sobretudo, tais recursos incorporam todos os setores sociais, uma vez que garantem o abastecimento da indústria e satisfazem a necessidade básica da população, que por sua vez, exageram no consumo. Com base nisso, é preciso analisar os danos causados pela utilização em massa dos privilégios provenientes das hidrelétricas e seus impactos socioambientais.
Em um primeiro plano, é válido expor que atual cenário comercial brasileiro está condicionado a lógica capitalista de busca por lucro e expansão econômica. Esse comportamento aumenta o consumo hídrico e elétrico que, dinamizado com a produção em massa, gera maior rendimento a favor da demanda. Desse modo, a uma maior necessidade de represar rios para fins energéticos ocasionando desequilíbrios ambientais, como por exemplo, no ciclo das chuvas e no acúmulo de gás metano na atmosfera liberada na decomposição anaeróbica de folhas submersas.
Contudo, um dos piores efeitos dessa lógica progressista, está na formação de longas estiagens que castigam os principais reservatórios de água do país, como é o caso do Sistema Cantareira, que ficou com cerca de 5% de seu volume hídrico. Apesar disso, o posicionamento passivo dos governantes na construção de medidas concretas nas áreas de investimentos voltados à criação de novas fontes de energia e na ampliação de matérias extraescolares sobre sustentabilidade, acaba proporcionando sucessivos déficits energéticos, conforme aconteceu na região metropolitana de São Paulo.
Nesse sentido, torna-se evidente, portanto, a importância de evitar de inundações em áreas florestais para promover a instalação de hidrelétricas, que são o suprassumo do abastecimento industrial e doméstico. Diante disso, para elucidar problematização, é necessário criar novas diretrizes energéticas capazes de romper a dependência pela hidroeletricidade. Ademais, introduzir nas escolar disciplinas que induzam a construção de pensamento consciente direcionado a responsabilidade sustentável.
espero ter ajudado!!!
A falta de água já é realidade dos brasileiros a muito tempo.Mais só foi sendo abordado com interesse após chegar no seu estado crítico.
Um dos pontos dessa crise foi o constante desmatamento para usos,principalmente,indevidos.Afetando o solo, ao clima,entre outros.Abordando sobre o clima,esse tema entra entra como segundo ponto importante.Os combustíveis fósseis sendo o principal causador das mudanças climáticas,a sua queima leva a poluição da atmosfera,afetando as chuvas.A falta de chuva tem sido um problema contínuo, já que quase não se tem mais previsões de precipitações, o que intensifica as secas.
Conforme há uma pequena cheia dos rios,ou uma alagação,já é um motivo para a população aumentar o uso.Sendo que o fato de ter tido uma chuva,não significa que o problema acabou.O Brasil foi privilegiado com a maior reserva de água doce do mundo,então não deveria estar com essa enorme precaridade.O que nos leva a perceber, que a sociedade está fazendo mal uso dessas fontes.
Precisa-se de uma conscientização tanto política quanto populacional, para conseguir combater essa dificuldade.Se cada um fizer a sua parte, diminuindo o estrago,contendo o lixo,etc.O mesmo que hoje é considerado um problema, no futuro pode ter se tornado uma solução.