01. Quais são as características da Terceira revolução Industrial? Quais as mudanças ocorridas em termos de produção e consumo?
02. Diferencie os termos obsolescência programada e obsolescência perceptiva.
03. Defina consumismo.
04. Diferencie energia renovável e não renovável. Dê exemplos.
05. Na página 76, observe a tabela de fontes de energia. O Brasil se destaca na produção de quais fontes de energia?
Respostas
Resposta:
1 Durante a Terceira Revolução Industrial houve o desenvolvimento nas áreas de informática, eletrônica e robótica. Nesse período foram criados diversos produtos ligados à tecnologia. Algumas invenções da década de 1950 foram se aprimorando ao longo dos anos e permanecem até hoje.
2 A obsolescência perceptiva (ou obsolescência percebida) ocorre quando um produto ou serviço, que funciona perfeitamente, passa a ser considerado obsoleto devido ao surgimento de uma nova versão, com estilo diferente ou com alguma alteração em sua linha de montagem. Também denominada de obsolescência psicológica ou de desejabilidade, ela é um fenômeno de marketing e design usado para estimular o consumo
3 Os termos consumo e consumismo muitas vezes são considerados sinônimos, porém possuem significados diferentes. Enquanto o consumo está associado à compra de produtos com o intuito de satisfação das necessidades, o consumismo se caracteriza por um consumo exagerado, o consumo pelo consumo.
4 As fontes de energia renováveis são aquelas que existem em uma quantidade, consideradas inesgotáveis na natureza, independente do seu consumo pelo homem. ... Como exemplo de fontes de energia não-renovável podemos citar o carvão mineral, o petróleo, o gás natural, a energia nuclear.
5 Quando o assunto são as fontes de energia usadas no Brasil, as renováveis merecem destaque especial. Afinal, o uso delas aqui no país é três vezes maior que no resto do mundo.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, as fontes renováveis de energia alcançaram uma demanda de 46,1% de participação na matriz energética.
A demanda total de energia chegou a 294 milhões tep, mostrando crescimento de 1,4% sobre 2018, acima da taxa do PIB (1,1%), e respondendo por 2% da energia mundial. A energia solar cresceu 92% e a eólica, 15,5%, fontes que, somadas, contribuíram com 50% do aumento da participação das renováveis na matriz.
Além disso, o consumo residencial de energia elétrica cresceu 3,5% e o consumo comercial cresceu 4,5%. O de biocombustíveis líquidos no setor de transportes (etanol e biodiesel) teve crescimento de 11%, chegando a uma participação de 25,1% na energia total do setor, indicador 8 vezes maior que o mundial.
Resposta:
R= 1) Durante a Terceira Revolução Industrial houve o desenvolvimento nas áreas de informática, eletrônica e robótica. Nesse período foram criados diversos produtos ligados à tecnologia. Algumas invenções da década de 1950 foram se aprimorando ao longo dos anos e permanecem até hoje.
2) A grande diferença entre as duas estratégias é que a obsolescência programada torna um produto obsoleto por meio do encurtamento da sua vida útil, fazendo-o perder a funcionalidade, e a obsolescência perceptiva torna um produto obsoleto frente aos olhos do consumidor, não sendo mais percebido como uma tendência
3) consumismo é o ato de consumir (comprar) produtos de forma exagerada. As pessoas consumistas adquirem produtos (roupas, produtos eletrônicos, perfumes, joias, carros, imóveis) sem ter a necessidade destes.
4) As fontes de energia renováveis são aquelas que existem em uma quantidade, consideradas inesgotáveis na natureza, independente do seu consumo pelo homem. ... Como exemplo de fontes de energia não-renovável podemos citar o carvão mineral, o petróleo, o gás natural, a energia nuclear
5) As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis