Levando em consideração o seu conhecimento sobre o assunto pH (potencial hidrogeniônico) e a importância dos conhecimentos em Química para a nossa vida, observe a postagem abaixo recebida através das redes sociais durante a Pandemia sobre o benefício de alguns alimentos no combate à COVID-19.
A mensagem já foi desmentida pelos órgãos competentes e classificada como #Fake News, responda:
a) O que você observa de errado em relação aos valores de pH de acordo com a faixa da escala estudada?
Respostas
Existem diversos erros graves na mensagem mostrada no enunciado. Alguns deles são:
- O pH do abacate é indicado como 15,6, quando a escala de pH vai de 0 a 14. Além disso, o valor máximo de pH, 14, indica uma base extremamente forte, e não seria possível que algo nessa faixa de pH fosse consumido na alimentação.
- É atribuído um pH de 9,9 ao limão, sendo esse um valor básico, enquanto o limão é conhecidamente ácido.
- Outras frutas conhecidamente ácidas como o abacaxi, a laranja e a tangerina apresentam valores de pH superior a 7 nessa mensagem, quando isso indica que um composto é básico.
- Os pHs atribuídos ao alho e a tangerina são extremamente altos, indicando bases fortes que não seriam adequadas para consumo alimentar caso esses valores fossem verdadeiros.
- Não existe evidência de que o consumo de alimentos alcalinos proteja contra COVID-19.
- Caso fosse verdade que os organismos com pH superior a 5,5 fossem imunes ao COVID-19, isso ainda permitiria o consumo de alimentos levemente ácidos ou neutros.