• Matéria: Filosofia
  • Autor: gustavosantanamen
  • Perguntado 4 anos atrás

Verdadeiros fundadores da filosofia, os pensadores "pré-socráticos" inauguraram, a partir do século VI a.C., uma nova atitude mental ante a realidade material, substituindo progressivamente as elaborações de cunho mitológico por especulações de caráter científico-filosófico. A propósito desse importante momento da história da filosofia, são feitas as seguintes afirmações:

I. Segundo a tradição, Tales de Mileto foi o primeiro filósofo a tratar a questão da origem e transformação de todas as coisas. Para ele, "a água era o princípio de tudo".

II. Atribui-se a Pitágoras de Samos (e a seus seguidores) a idéia de que "todas as coisas são como os números", ou seja, de que todo o mundo - inclusive a alma - se forma segundo uma estrutura harmônica.

III. Os atomistas (Leucipo de Mileto e Demócrito de Abdera) afirmavam ser toda a matéria formada por átomos, ou seja, por "partículas minúsculas, eternas e indivisíveis", que, em movimento, se chocavam entre si, provocando assim o nascimento, a mudança e o aniquilamento de todas as coisas.

Assinale

Respostas

respondido por: kayanealcant
1

Resposta:

Quando pensamos em grandiosas obras na história da humanidade, quase sempre nos lembramos das pirâmides do Egito Antigo. Mas como as pirâmides foram construídas? Por que elas foram construídas? E qual o significado das pirâmides para os egípcios?

Iremos responder a essas indagações e, assim, descobriremos a história dessas “misteriosas” construções egípcias. As três principais pirâmides que chegaram até a nossa civilização contemporânea são: a pirâmide de Miquerinos (aproximadamente 2471 a.C.), a de Quefren (cerca de 2500 a.C.) e a pirâmide de Quéops (cerca de 2530 a.C.). Esses três monumentos constituem um dos principais elementos históricos do Antigo Egito, revelando-nos a organização da sociedade egípcia, as técnicas de construções, os conhecimentos arquitetônicos e matemáticos daquela civilização.

Perguntas similares