Respostas
Resumo do Modernismo
O Modernismo foi um movimento artístico, literário e cultural que surgiu no início do século XX. O movimento tinha como objetivo romper com o tradicionalismo da época, experimentando novas técnicas e criações artísticas.
O Modernismo foi uma época marcada por drásticas transformações, além da sensação de fragmentação da realidade. Os artistas modernistas sentiam a necessidade de mudar o meio em que viviam e de experimentar novos conceitos.
Os modernistas acreditavam que as formas tradicionais das artes plásticas, da literatura, da música e do cinema estavam ultrapassados e sentiam a necessidade de criar uma nova cultura, com o objetivo de transformar as características culturais e sociais já estabelecidas, substituindo-as por novas formas e visões.
A partir dessa nova forma de fazer arte, os artistas desenvolviam as suas técnicas de criação e reprodução, fazendo surgir, de forma subjetiva, uma nova maneira de se pensar em relação ao sistema vigente.
O modo como os artistas pensavam e se posicionavam perante os processos da modernidade – e as mudanças que essa modernidade trazia -, eram de extrema importância para a formação de uma estética modernista.
Modernismo no Brasil
O marco inicial do Modernismo no Brasil foi a Semana de Arte Moderna. Apesar disso, as ideias modernistas já rondavam o país muito antes da Semana de 1922. Além disso, no início, havia o desejo de usar a arte para representar a realidade brasileira. Com o tempo, os modernistas se libertaram até mesmo desta obrigação.
O Modernismo veio com o objetivo de romper com as expressões artísticas tradicionais, já que, aos olhos de toda uma geração de artistas e intelectuais, o Brasil era uma jovem república em busca de sua identidade. E, para eles, era necessário encontrar a essência de uma arte genuinamente brasileira.
O Modernismo brasileiro foi dividido em três fases, como veremos adiante. Mas antes, vamos te explicar o que foi a Semana de Arte Moderna.
espero ajudar
mario andrade
manuel bandeira
monteiro lobato
josé lins do rego
sergio milliet
ferreira gullar