Um grupo de pesquisadores multidisciplinares estava acampando em uma área florestal por conta de uma atividade de campo. Durante a noite, um integrante dessa equipe acorda assustado, sentindo uma leve dor em seu dedo. Ao investigar o que aconteceu, o pesquisador se depara com uma cobra, pequena, recentemente morta ao seu lado. Compreendendo que a dor em sua mão é proveniente da mordida desta cobra, esse integrante leva o corpo do animal para um especialista em ofídeos, presente no acampamento. Ao observar o animal, ele vê a seguinte organização de dentes.
(OPISTÓGLIFA)
Compreendendo que as dentições de ofídeos podem caracterizar seu potencial de inocular veneno, marque a alternativa correta quanto ao possível envenenamento ofídico.
explique se o integrante da equipe que foi mordido precisará se preocupar com um possível envenenamento.
Ele precisará se preocupar. Todas as cobras são capazes de produzir veneno e inocular em suas vítimas. Com isso, é possível que o veneno circule posteriormente na corrente sanguínea.
Ele não precisará se preocupar, pois somente cobras áglifas podem injetar veneno. Cobras desse grupo são representadas por jibóias e sucuris. Provavelmente a cobra morta era um filhote.
Ele não terá que se preocupar. Cobras opistóglifas, mesmo apresentando grande tamanho, apresentam venenos de baixíssima concentração e baixo impacto em nosso organismo.
O integrante terá que se preocupar com a mordida. Mesmo cobras opistóglifas podem morder com tanta força, que o veneno acaba penetrando na corrente sanguínea da vítima.
Não precisará se preocupar. Cobras com dentições opistóglifas apresentam aparelho inoculador de veneno relativamente reduzido e com seu tamanho pequeno, o veneno não afetará o organismo do integrante do grupo de pesquisa.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:Não precisará se preocupar. Cobras com dentições opistóglifas apresentam aparelho inoculador de veneno relativamente reduzido e com seu tamanho pequeno, o veneno não afetará o organismo do integrante do grupo de pesquisa.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás