A forma mais elaborada de resistência à
escravidão se deu por meio dos quilombos. No Brasil,
considera-se o mais importante o de Palmares, que:
a) foi formado exclusivamente por escravos nascidos na
África e esteve em pleno funcionamento apenas durante a presença dos holandeses no Nordeste brasileiro.
b) se formou no início do século XVII, chegou a ter por
volta de 20 mil moradores e foi destruído no fim do
mesmo século, pela ação de bandeirantes.
c) se especializou, durante todo o século XVI, na exploração de metais preciosos, abundantes nas margens
dos rios do interior de Pernambuco.
d) foi constituído no fim do século XVIII e contou com a
importante contribuição de setores da Igreja Católica,
que eram contrários ao escravismo.
e) contou com o decisivo apoio de importantes senhores
de engenho de Pernambuco e da Bahia, com o intuito
de sabotar a presença holandesa nessas capitanias.
Respostas
Resposta:
letra b
Explicação:
O primeiro registro conhecido que faz menção ao Quilombo dos Palmares remonta a 1597, embora existam algumas teorias que sustentam que o quilombo já existia antes disso. Com o tempo, Palmares cresceu, tornou-se famoso, servindo de inspiração para outros escravos resistirem e fugirem. Teve cerca de 20 mil habitantes.
A história de Palmares ficou marcada pela resistência e luta contra os colonizadores. No período da invasão holandesa no Nordeste (1630-1654), o quilombo registrou um crescimento expressivo, resultado da desorganização dos europeus na região que reduzia a busca por escravos fugidos e reduzia os níveis de vigilância, facilitando fugas.
Houve uma nova fase de lutas, até que entre 1692 e 1694, o bandeirante Domingos Jorge Velho liderou uma expedição após ter seus termos (que não eram poucos) aceitos pelas autoridades de Pernambuco. A tropa de Domingos Jorge Velho era composta por milhares de homens e possuía até mesmo canhões (levados para lá somente em 1694).
Considera-se o fim de Palmares o ano de 1694, mas a resistência quilombola na região seguiu pelos anos seguintes. O próprio Zumbi resistiu até 1695, quando foi emboscado e morto pelos portugueses. As tropas de portugueses permaneceram na região até meados do século XVIII para impedir que o quilombo ressurgisse.
c) Se especializou, durante todo o século XVI, na exploração de metais preciosos, abundantes nas margens dos rios do interior de Pernambuco.