Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais e sociais. Descreva um pouco sobre estes impactos.
Respostas
Explicação:
Até bem pouco tempo acreditava-se que as hidrelétricas eram uma fonte de energia limpa ou não poluente. Hoje sabe-se que elas causam grandes impactos ambientais como, por exemplo, a decomposição da vegetação submersa que dá origem a gases como o metano, o gás carbônico e o óxido nitroso, que causam mudanças climáticas.
Mesmo assim, as usinas hidrelétricas são menos prejudiciais do que as termelétricas, que emitem outros gases tóxicos, como o dióxido de enxofre e de nitrogênio, além de materiais particulados prejudiciais à saúde.
Vamos ver aqui algumas vantagens e desvantagens das hidrelétricas.
Vantagens:
A principal vantagem é, sem dúvida, ser uma fonte de energia renovável e mais barata do que as demais energias limpas (solar, eólica e energia proveniente das marés).
Mas, além disso, ela pode proporcionar o desenvolvimento da região do entorno da área alagada pelo estabelecimento de vias fluviais para o transporte e o estímulo às atividades de lazer e turismo, por exemplo.
A água represada pode ser usada na irrigação de plantações próximas à usina e na regulagem da vazão do rio.
Desvantagens:
As principais desvantagens ou impactos negativos sociais e ambientais das hidrelétricas estão relacionadas com o alagamento de grandes áreas.
Os impactos sociais envolvem tanto as populações ribeirinhas, que precisam ser deslocadas, quanto as que ficam em regiões próximas não inundadas.
As alterações no microclima do entorno das barragens são relevantes. Ocorre alteração na umidade relativa do ar, nos ciclos e quantidade das chuvas, no sistema de ventos etc.
Durante tempestades, a quantidade de matéria inorgânica em suspensão na água aumenta. Isso diminui a entrada de luz na água e altera a produção de fitoplâncton e a sobrevivência das macrófitas. Como consequência a quantidade de oxigênio dissolvido na água pode diminuir muito, comprometendo toda a vida aquática.