A mais comum das mutações cromossômicas é a síndrome de down, que afeta um em cada mil recém-nascidos. O termo vem do nome do médico que discreveu a síndrome. A alteração ocorre por conta de uma falha na meiose (divisão celular que estamos estudando), essa falha acontece durante a formação do óvulo.
Pesquise sobre essa síndrome buscando informações como: principais características físicas e mentais da síndrome, inclusão social, participação da sociedade no desenvolvimento dessas pessoas.
Respostas
Resposta:
Síndrome de Down é uma condição genética caracterizada pela trissomia do cromossomo 21. Os portadores da síndrome de Down apresentam geralmente olhos amendoados, rosto arredondado, além de alguns problemas, como a cardiopatia congênita e a deficiência intelectual de gravidade variável. No Brasil, de cada 600 a 800 nascimentos, uma criança apresenta síndrome de Down.Os indivíduos com síndrome de Down apresentam uma personalidade muito afetuosa, o que fez surgir uma analogia do cromossomo extra a uma porção extra de amor.A síndrome de Down não apresenta prevalência sobre alguma classe social, raça ou gênero, e não se sabe exatamente o mecanismo que desencadeia essa aneuploidia. No entanto, a idade da mãe é um fator que influencia no nascimento de crianças com a síndrome. A partir dos 35 anos, os riscos de gerar uma criança com síndrome de Down aumentam gradualmente. Com menos de 30 anos, o risco de gerar-se uma criança com síndrome de Down é de cerca de 0,04%, e esse risco aumenta para 0,92% para mães com 40 anos.