25) (83598) Observe a imagem abaixo.
A pintura Sem título (1989), do artista mineiro Amílcar de Castro, relaciona-se com o
A) abstracionismo, por causa da utilização de efeitos óticos que causam sensações de movimento visual
ao espectador.
B) concretismo, porque o quadro é constituído por traços e planos que compõem, em si, a própria
significação da pintura.
C) cubismo, porque mostra uma decomposição estrutural do objeto retratado, bem como o estilhaçamento
de planos
D) hiper-realismo, por buscar uma aproximação fotográfica com a realidade, que é representada nos
mínimos detalhes.
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Menos do que representar a realidade, a obra de arte evidencia estruturas e planos relacionados, formas seriadas e geométricas, que falam por si mesmos. A despeito de uma pauta geral partilhada pelo concretismo no Brasil, é possível afirmar que a investigação dos artistas paulistas enfatiza o conceito de pura visualidade da forma, à qual o grupo carioca opõe uma articulação forte entre arte e vida - que afasta a consideração da obra como "máquina" ou "objeto" -, e uma ênfase maior na intuição como requisito fundamental do trabalho artístico. As divergências entre Rio e São Paulo se explicitam na Exposição Nacional de Arte Concreta, São Paulo, 1956, e Rio de Janeiro, 1957, início do rompimento neoconcreto
Creditos para a Iris Milene Leal ( ela respondeu isso a uma outra pessoa)
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