(Uepg 2016) Para a cientista política Hannah Arendt, o totalitarismo pode ser definido como toda forma de governo e dominação que se baseia na organização burocrática das massas, no terror e na ideologia. Especialmente nas décadas de 1930 e 1940, o mundo acompanhou a ascensão de diversos regimes totalitários, em especial, o nazismo e o fascismo.
Respostas
Resposta:
faltou as afirmativas
As afirmativas são:
01) A ascensão dos regimes autoritários na Europa está associada à opção política de alguns países no combate à crise econômica que assolava o continente após a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929.
02) O arianismo, corrente de pensamento que defende a ideia da superioridade racial branca, esteve presente em todos os regimes autoritários europeus nas décadas de 1930 e 1940.
04) A separação e autonomia entre os poderes – Executivo, Legislativo, Judiciário – foi uma das práticas típicas do nazismo e do fascismo. Ela também foi adotada por outros regimes totalitários, como o franquismo espanhol.
08) A negação aos princípios nacionalistas e a defesa do fortalecimento do livre mercado internacional como forma de dominação econômica de regiões periféricas são princípios encontrados nos regimes totalitários europeus do século XX.
16) A intensa perseguição aos opositores políticos, a montagem de um amplo aparelho de propaganda e a exaltação à imagem de um grande líder político são características comuns aos regimes totalitários do século XX.
01 é verdadeira. O caos econômico dos países afetados pela Crise da Bolsa de 1929 (e a situação de miséria social) foi um dos fatores por trás da ascensão do fascismo.
02 é falsa, pois no caso de Franco e Mussolini, por exemplo, não havia a adesão ao arianismo.
04 é falsa, pois no totalitarismo há concentração dos poderes nas mãos do líder.
08 é falsa, pois o fascismo depende totalmente da afirmação dos ideais nacionalistas.
16 é verdadeira, sendo um exemplo de como a figura do líder era construída e como seus poderes absolutos, centralizados, eram executados.