“MacLean apresentou em 1970 a teoria do cérebro triuno que definia essa divisão do cérebro em três camadas e tentava explicar o funcionamento do cérebro humano a partir delas: 1) O cérebro protoreptiliano (ou reptiliano), o eixo mais básico do sistema nervoso, composto de medula espinhal, tronco cerebral, cerebelo, diencéfalo e gânglios basais, responsáveis por comportamentos estereotipados geneticamente determinados e funções parassimpáticas (involuntárias); 2) O cérebro paleomamífero, composto pelo sistema límbico (hipocampo, amídala, giro cingulado, giro parahipocampal, tálamo, hipotálamo e fórnix), que é responsável pela regulação de emoções, motivações bem como algumas funções instintivas. Memória e aprendizado também fazem parte das funções mais sofisticadas do sistema límbico; 3) O cérebro neomamífero que é aquilo que chamamos propriamente de córtex cerebral e que é responsável por análise complexa de estímulos internos e externos, racionalidade, linguagem, resolução de tarefas e controle de comportamento flexível” (MOGRABI, 2015, p. 228). MOGRABI, Gabriel José Corrêa. Considerações sobre a teoria do cérebro triuno e sua relevância para uma filosofia da mente e das emoções. Veritas,Porto Alegre, v. 60, n. 2, p. 222-241, 2015.
Acerca da teoria do cérebro triuno, analise as sentenças a seguir:
I - A função proeminente do cérebro néocortex é atinente ao plano do comportamento emocional do indivíduo. A partir desse plano, o indivíduo consegue incorporar novas aprendizagens com sustentação na experiência e, de modo mais amplo, refere-se a um processo responsável pela sobrevivência. Ou seja, refere-se ao cérebro responsável pela dimensão lógica do conhecimento e a racionalização.
II - A racionalidade e o pensamento são gerados por impulsos nervosos que se instauram como importantes potenciais de ação. Esses impulsos se movimentam por meio do córtex. Trata-se de um cérebro lógico formado por uma memória temporária, o qual tem dificuldades de se concentrar em muitas coisas ao mesmo tempo. No entanto, é esse nível que nos ajuda a decidir racionalmente entre fazer uma coisa ou outra.
III - Os estados emocionais, na maioria das vezes, acabam por envolver muitas áreas do sistema límbico. Quando consideramos estados como a alegria ou a raiva, notamos que esse processo se dá em intercalações entre estruturas ativadas e outras inibidas, concomitantemente. Dessa forma, esse sistema processa nossas emoções no plano bioquímico.
IV - A Teoria do Cérebro Triuno ainda é a única visão macro evolutiva no mercado sobre a morfologia e genética do cérebro humano e de como as emoções humanas estariam a partir daí prefiguradas. Assim, o homem ao longo de sua condição evolutiva constituiu uma caminhada que o impulsionou para uma etapa em que se edificou o patamar de ser pensante e dotado de saberes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) As sentenças I e IV estão corretas.
B) As sentenças I, III e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças II, III e IV estão corretas.
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
D
Explicação:
rejanehenrique15:
Obrigada!! A resposta está correta. É a opção D mesmo.
respondido por:
6
Resposta:
d
Explicação:
II, III e IV. verifiquei no texto
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás