Respostas
Resposta:
Oriunda da patinação no gelo, a patinação artística começou a se expandir em toda Europa a partir de 1876, com a inauguração do primeiro centro de patinação e criação de diversos rinques em Paris, na França.
Antes da I Guerra Mundial, a patinação artística vivia uma fase de muito entusiasmo, chamada de Belle Époque, período em que sua prática nos parques virou ponto de encontro da elite. Porém, a Guerra provocou o fechamento de muitos rinques em diversos países e, com isso, a patinação praticamente foi extinta.
Aos poucos, com a Guerra quase por terminar, os países onde se praticava patinação começaram a reativar suas atividades.
Em 1947, foi realizado o I Campeonato Mundial de Patinação Artística, promovido pela FIRS (Federação Internacional de Roller Skating), na cidade de Washington, nos Estados Unidos. O Brasil participou pela primeira vez de um Campeonato Mundial na Alemanha somente em 1972.
Explicação:
Enquanto continuavam os concursos em rinques, a patinação iniciou uma nova fase, passando a ser praticada também em clubes. Aproveitando a vinda do espetáculo sobre rodas Skating Vanities, na década de 50, estes começaram a organizar shows. Esta fase perdurou até a década de 70, quando a patinação artística tornou-se competitiva e poucos shows continuaram a existir.
Assim como a patinação de velocidade, a patinação artística é parte integrante da Federação Internacional de Esportes em Roda (FIRS), que tem 106 países filiados. Os EUA são os maiores vencedores desta modalidade.
A Patinação Artística
A Patinação Artística começou o seu desenvolvimento no século 18 na Inglaterra.
Na década de 1860, o norte-americano Jackson Haines combinou os seus talentos de dança com a patinação, e revolucionou o esporte introduzindo a música, coreografia e a dança na patinação no gelo. Jackson também é considerado como o inventor do patins de gelo moderno. A primeira competição internacional de patinação artística foi organizada em Vienna, Áustria no ano de 1882.
Entre os participantes, um Norueguês, Axel Paulsen, chamou a atenção com o seu performance, dando o famoso pulo que imortalizou o seu nome. Já em 1892, por iniciativa da Federação Holandesa, foi fundada a Federação Internacional de Patinação (ISU), a mais antiga Federação Internacional de esportes de inverno. A modalidade fez parte do programa das Olimpíadas de Verão de 1908 em Londres, mas em 1924 passou a integrar os Jogos Olímpicos de Inverno na sua 1a edição em Chamonix, na França.
O Equipamento
Para se praticar patinação artística no gelo usa-se um par de patins, onde a bota é feita em couro , com solado e salto de madeira ( as tradicionais ) pois já existem solados de carbono.
Usa-se também um par de lâminas de aço para se manter sob o gelo e realizar os elementos deste esporte; geralmente, as botas são compradas separadamente das lâminas, pois cada patinador sente uma necessidade diferente de outro com relação a estabilidade das botas e quanto ao desenho de suas lâminas.
Usa-se roupa em lycra para ajudar o alongamento e na realização dos movimentos.
Equipamentos:
Bota em couro, feminina ou masculina, para pratica da patinação artística profissional.
Lâmina de aço para prática da patinação artística profissional
Capa de toalha para as lâminas, protege o aço da oxidação da lâmina depois de utilizada no gelo
Skate guard protetor de lâminas para andar com o patins fora do gelo.
Colan de lycra para a prática da patinação artística, usa-se lycra pois o tecido contém elastano que ajuda nos movimentos e é confortável.
Meias, existem variados tipos de meias, mas elas são fundamentais na patinação artística pois além de protegerem as patinadoras de eventuais quedas no gelo, proporcionam uma estética favorável.
Agasalhos, fundamental para os atletas usarem em suas idas aos treinos bem como campeonatos, pois o agasalho, além de identificar o atleta contribui no conforto, aquecimento e na praticidade em manter sobre o agasalho a roupa de patinação.
Squeeze garrafa para água, usada nos treinos para que o atleta não deixe de repor líquido durante o treino.
Mochila para transportar os patins e todo o restante do equipamento que o atleta necessitar.
Luvas podem ser de lã, algodão, elastano e borracha, são usadas nos treinos, geralmente no início devido ao frio, alguns atletas as usam quando estão treinando saltos duplos para proteger as mãos nas quedas.
espero ter te ajudado