Respostas
Resposta:
Um monômio, ou um termo algébrico, é uma expressão algébrica inteira composta por uma parte literal e um coeficiente numérico, isto é, por letras e números. Dizemos que é inteira porque não pode constar a presença de variáveis dentro de radicais ou mesmo em denominadores de frações. Por exemplo, 2x é um monômio, sendo que 2 é seu coeficiente e x é sua parte literal. 5ab2 é também um monômio, sendo que 5 é o coeficiente, e a parte literal é ab2.
Exemplos:
a) 4x
b) 7xy2
Trinómio é um conceito derivante de uma noção grega que se pode traduzir como “três partições”. O termo é usado no âmbito da matemática com referência à expressão algébrica formada por três termos relacionados com os sinais menos (–) ou mais (+).
Os trinómios são polinómios: expressões compostas por uma quantidade finita de constantes (números) e variáveis (incógnitas), vinculadas entre si através da multiplicação, da subtracção e/ou da adição. Em específico, os trinómios são polinómios formados por três monómios (expressões de um único termo).
Polinômios são expressões algébricas formadas pela adição de monômios. Ambos são constituídos por números conhecidos e números desconhecidos. Antes de partirmos para as operações matemáticas que envolvem os polinômios, precisamos entender melhor alguns conceitos.
→ Exemplos de polinômios
a) 4xy + 2x + 7yw
b) 4x4 – x2 + 60x – 7