Faça um inventário da sociedade Núbia o Reino de Kush, destacando os aspectos culturais
como: economia, ciência e arte, sociedade, política e religião preenchendo o quadro a seguir:
Economia
Ciência e Arte
Sociedade
Política
Religião
Respostas
Resposta:
Economia Os cuxitas desenvolveram, atividades ligadas à pecuária, com a criação de cabras, cavalos e burros. Posteriormente as atividades passaram a ser mais dedicadas à agricultura, especialmente de trigo, cevada e sorgo ou durra. Além disso, ficava numa ótima localização para comercializar com outros povos. Suas terras também eram ricas em metais, como o ferro e o ouro, e em pedras preciosas.
Ciência e Arte Desenvolveram técnicas para represar e canalizar as águas do Rio Nilo. Na arquitetura maior concentração de pirâmides no mundo não está no Egito, mas sim no Sudão. A experiência com pedras e metais preciosos estimulou o desenvolvimento do artesanato, que possuía desenhos bastante refinados em suas peças. As atividades artesanais de marceneiros, ferreiros e tecelões eram muito valorizadas no reino. A cerâmica também foi bastante desenvolvida pelos cuxitas
Sociedade Na sociedade cuxita camada dirigente era formada pelo rei e seus familiares, além de nobres e sacerdotes. Também havia uma aristocracia provicincial. Abaixo dela, havia comerciantes, artesãos, soldados e funcionários do reino. Por fim, os criadores de animais e agricultores, todos livres, formavam a maioria da população cuxita.
Política A escolha dos reis cuxitas era realizada de forma diferente do que ocorria no Egito, onde o faraó era sucedido por seu filho. Geralmente, os líderes das comunidades (chefes militares, altos funcionários do reino, líderes de clãs e sacerdotes) votavam no líder considerado mais capacitado e preparado para exercer a função de rei.
Religião Os cuxitas eram politeístas e cultuavam tanto divindades egípcias quanto deuses meroítas. Alguns animais eram considerados sagrados, como o carneiro, o leão, o crocodilo e o gato.
Explicação: