“Afirma que, ante a tremenda e sangrenta anarquia do estado de natureza, os homens tiveram que abdicar em proveito de um homem ou de uma assembleia os seus direitos ilimitados, fundando assim o Estado, o Leviatã, o deus mortal, que os submete a onipotência da tirania que eles próprios criaram”.
Analisando a frase a seguir, sobre a noção de “Estado”, concluímos que seu autor é:
a) Thomas Hobbes – que compreende o Estado como o único mecanismo capaz de impedir que o Homem se auto-destrua.
b) Karl Marx – que acredita que o Estado representa legitimamente todos os setores populares, independentemente do grau econômico e social que estes tenham.
c) Bakunin – que sustenta que sem o Estado seria impossível que o Homem exercesse com segurança seus direitos adquiridos e liberdades civis.
d) Max Weber – que teoriza a incrível vocação da Humanidade em se organizar para atender suas respectivas demandas sociais de forma pacífica.
e) Adam Smith – que incorpora a certeza que a produtividade humana é profundamente dependente da interferência do Estado na vida social e na economia.
sabrynalopezz6:
letra A
Respostas
respondido por:
79
É correta a alternativa A, tendo Thomas Hobbes vivido durante a Guerra Civil Inglesa, período de grande violência e perdas sociais causadas pelas divergências políticas e ideológicas naquele país.
Dentro deste contexto é mais fácil compreender as razões pelas quais Hobbes via os homens "em estado de natureza" como "inimigos" uns dos outros (dizia, por exemplo, que o "Homem é o lobo do homem"). Para evitar esta situação terrível da guerra de todos contra todos, Hobbes defendia que o Estado deveria deter o monopólio da violência, agindo violentamente contra aqueles que violassem os direitos dos demais cidadãos.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/13359713
Anexos:
respondido por:
52
Resposta: alternativa A
Explicação
Confia no pai pow
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás