1) Duas teorias de liderança passaram a considerar o contexto ou a situação na qual o líder está inserido para só assim orientar as suas ações. Essas duas teorias fazem parte do rol das teorias situacionais de liderança que são denominadas como o Continuum de Liderança de Robert Tannenbaum e Warren H. Schimidt e o modelo da Liderança Situacional de Paul Hersey e Kenneth Blanchard. Essas duas teorias remetem a oito estilos de liderança a saber:

I. delegar

II. comunicar

III. determinar

IV. vender

V. compartilhar

VI. consultar

VII. agrupar

VIII. persuadir.



Qual das alternativas contempla a correta distribuição dos estilos de liderança com a sua respectiva teoria?.

Alternativas:

a) Os estilos I.; III.; V. e VII.se referem à teoria do Continuum e os estilos II.; IV.; VI. e VIII. se referem à teoria situacional.

b) Os estilos II.; IV.; VI. e VII.se referem à teoria do Continuum e os estilos I.; III.; V. e VIII. se referem à teoria situacional.

c) Os estilos I.; IV.; VI. e VI.se referem à teoria do Continuum e os estilos II.; III.; V. e VIII. se referem à teoria situacional.

d) Os estilos II.; V.; VI. e VII.se referem à teoria do Continuum e os estilos I.; III.; IV. e VIII. se referem à teoria situacional.

e) Os estilos III.; IV.; VI. e VII.se referem à teoria do Continuum e os estilos I.; II.; V. e VIII. se referem à teoria situacional.

2) Realizar um diagnóstico de necessidade fornecerá valiosos subsídios que servirão de referência para o planejamento do treinamento, identificando dois pontos cruciais como ponto de partida: Quem deverá ser treinado? O que deverá ser aprendido? De posse da análise do diagnóstico de necessidade, a próxima etapa do processo é o planejamento do programa que trata da concepção do treinamento.

Ao “desenhar” qualquer treinamento é altamente recomendável que se considere quatro pontos chaves entre as seguintes oito opções.

I. Levantamento das necessidades de treinamento;

II. Objetivos Instrucionais;

III. Características dos Instrutores;

IV. Contexto de aprendizagem;

V. Avaliação dos resultados;

VI. Princípios de aprendizagem;

VII. Prontidão e motivação dos participantes;

VIII. Verbas disponíveis.

Qual alternativa descreve corretamente os quatro algarismos romanos que representam os pontos chaves para se considerar em um treinamento?



Alternativas:

a) I.; II.; III.; VI.

b) II.; IV.; V.; VIII.

c) III.; V.; VI.; VII.

d) IV.; V.; VII.; VIII.

e) II.; III.; VI.; VII.

3) Carvalho, Nascimento e Serafim (2012, p.167) indicam uma relação estreita entre a educação (ensino formal) e o treinamento, salientando que ambos estão interligados e servem para “despertar dons, aptidões e capacidades que, na maioria das vezes, encontram-se latentes”

Qual é a principal consequência que uma participação constante em programa de treinamento pode trazer para o capital humano de uma organização?



Alternativas:

a) Elevação da capacidade de compreensão e de ação dos trabalhadores, facilitando assim o desempenho das suas funções.

b) Redução dos riscos de acidentes e de problemas com qualidade, pela compreensão e conscientização advinda dos treinamentos.

c) Redução dos índices de rotatividade e de abstenções resultado do aumento do comprometimento que acompanha os treinamentos.

d) Elevação no clima organizacional por conta da satisfação dos colaboradores em participarem constantemente de treinamentos.

e) Elevação do custo com a mão de obra por conta dos constantes investimentos em programas de treinamento.

4) Hoje, o Capital Financeiro e a Tecnologia estão à disposição para qualquer organização, bem como os sistemas gerenciais padronizados e isso nos leva a inferência de que o grande diferencial de uma organização é o seu Capital Humano. Quanto mais preparados (capacitados), motivados e alinhados com os objetivos organizacionais os colaboradores estiverem mais eles se tornarão um diferencial competitivo para uma organização.

O capital humano é formado pela interação e combinação entre três relevantes fatores, aponte a alternativa que contenha esses três fatores.





Alternativas:

a) Os traços de competências técnicas, os traços de competências pessoais e os traços de competências organizacionais.

b) Os traços de lideranças, as características profissionais e o contexto do ambiente organizacional.

c) As habilidades em aprender, os traços de lideranças e o contexto do ambiente organizacional.

d) A motivação para dividir informações e conhecimentos, as características profissionais e o contexto do ambiente organizacional.

e) Os traços de personalidade do colaborador, as habilidades em aprender e a motivação para dividir informações e conhecimentos.

Respostas

respondido por: EderSorocaba
2

Resposta:

1) b) Os estilos II.; IV.; VI. e VII.se referem à teoria do Continuum e os estilos I.; III.; V. e VIII. se referem à teoria situacional.

2) e) II.; III.; VI.; VII.

3) a) Elevação da capacidade de compreensão e de ação dos trabalhadores, facilitando assim o desempenho das suas funções.

4) e) Os traços de personalidade do colaborador, as habilidades em aprender e a motivação para dividir informações e conhecimentos.

respondido por: bordinilidineia
1

1)- B os estilos ll, lV, Vl, Vll se referem à teoria do continuum e já estilos, l, lll, V Vlll referem à teoria situacional.

2) E ll, lll, Vl, Vll.

3)- A elevação da capacidade de compreensão e de ação dos trabalhadores, facilitando assim o desempenho das suas funções.

4)- E Os traços de personalidade do colaborador, as habilidades em aprender e a motivação para dividir informações e conhecimentos.


Anônimo: Obrigado
Perguntas similares