A) Por que a Revolução Industrial aconteceu primeiro na Inglaterra?
B) Quais foram as principais mudanças ocorridas com a Revolução Industrial?
C) A Revolução Industrial é dividida em três fases. Explique quais são as diferenças entre
periodos?
D) Explique como era a situação dos (as) trabalhadores (as) nas indústrias?
E) O que os (as) trabalhadores (as) fizeram para mudar a sua realidade?
F) Pesquise em livros ou na internet quais eram os grupos sociais que trabalhavam nas
as fontes de cons
Respostas
Resposta:
a) Porque a Inglaterra tinha uma frota naval consolidada, isso permitiu o pioneirismo inglês, ou seja, a vantagem sobre as outras nações que ainda não tinham essa possibilidade de navegar.
b) Com a Revolução Industrial o mundo vislumbrou uma nova forma de trabalho, pois tinham novas ferramentas (as máquinas inventadas no período), o que causou mudanças também na rotina dos trabalhadores que antigamente faziam um serviço completamente manual.
c) As três fases da Revolução Industrial podem ser diferenciadas a partir do modelo de produção adotado em cada uma, sendo assim: na 1ª Revolução Industrial tem algo voltado para o setor têxtil, cercamento dos campos. Na 2ª Revolução Industrial já é perceptível maior progresso tecnológico como linhas de produção em série (taylorismo e fordismo), automóveis e hidrelétrica. Na 3ª Revolução Industrial já vemos um momento em que o trabalhador também deveria se especializar, além do toyotismo no Japão.
d) A situação dos trabalhadores durante da Revolução Industrial é de dificuldades, de modo que sua qualidade de vida era péssima devida a moradia próximo as fábricas, longas jornadas de trabalho (16 horas), e o desemprego como consequência das novas máquinas. Ou seja, não importa quão ruim fosse seu emprego, tem uma fila de pessoas que estão sem nenhum e podem tomar seu lugar.
e) Os trabalhadores tiveram diversas iniciativas para contornar a situação, temos movimentos como o cartismo e o ludismo, conhecidos pelas tentativas de reivindicar a baixa qualidade de vida e diminuir o tempo de trabalho. Isso conta com greves, quebra de máquinas e protestos.
f) Os grupos sociais que trabalhavam nas fábricas eram crianças na extração do carvão mineral, porque não tinham o reconhecimento da infância. Também as mulheres, que recebiam menos, e os outros trabalhadores eram compostos por homens.