Respostas
Resposta:
A Itália é considerada o berço do Renascimento Cultural, pois foi em cidades como Gênova, Florença e Veneza que houve um grande desenvolvimento intelectual e artístico entre os séculos XV e XVI. Lá tinham os mecenas que eram ricos comerciantes que davam apoio aos artistas, o que ficou conhecido como mecenato.
Explicação:
A Itália passou a ser conhecida como o "berço" do Renascimento pois foi na região (a Itália não era ainda um país unificado nesta época) que surgiram as primeiras obras e a maior parte dos maiores pensadores renascentistas, figuras como Maquiavel, da Vinci, Michelangelo e Rafael.
Diferente de outras partes da Europa, na Itália não havia o domínio exclusivo de monarquias absolutistas, tendo existido Repúblicas (como a de Florença, um dos principais "berços" do Renascimento) que garantiam uma maior liberdade de pensamento e ação para os seus cidadãos. O Renascimento foi um movimento bastante crítico da mentalidade medieval (tendo surgido nos dois últimos séculos da Idade Média) e que marcou a transição europeia para a Idade Moderna.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/8046429