1- O que é Património Natural e quais são os reconhecidos pela UNESCO no Brasil?
2- Qual o objetivo de um bem ser TOMBADO como patrimonio pela UNESCO ou IPHAN?
3-Como você define o termo TURISMO SUSTENTÁVEL?
Respostas
Resposta:
1-Pra ser tombado como Patrimônio Natural da Unesco, o lugar precisa atender a pré-requisitos específicos da organização. Com o título de Operational Guidelines, o documento, que é constantemente revisado por um comitê, tem por objetivo inscrever patrimônios, separados por uma lista mundial e uma lista de risco, garantir sua proteção e conservação, oferecer assistência internacional através de um fundo e mobilizar um suporte nacional e internacional a favor da chamada convenção.Dentro da organização, o comitê analisa a possibilidade do mesmo ser tombado como Patrimônio da Humanidade, podendo este estar classificado em três categorias: natural, cultural ou misto. O natural inclui formações físicas, geológicas e biológicas, com áreas ocupadas por espécies diversas de animais e vegetações, com valor científico e estético. Os patrimônios brasileiros, citados acima, são ecossistemas riquíssimos.
Caso o patrimônio em si esteja em risco, ele recebe uma atenção especial da organização. O tombamento permite que o país receba recursos e ganhe mais evidência turística.Fernando de Noronha (PE) Anavilhanas, Complexo da Amazônia Central,pantanal,Áreas Protegidas do Cerrado, Chapado dos Veadeiros entre outros.
2-tombamento é o ato de reconhecimento do valor histórico, artístico ou cultural de um bem, transformando-o em patrimônio oficial público e instituindo um regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social e preservando a cédula de identidade de uma comunidade, e assim, garantir o respeito à memória do local e a manutenção da qualidade de vida. A etimologia da palavra tombamento advém da Torre do Tombo, arquivo público português onde são guardados e conservados documentos importantes. Um bem histórico é tombado quando passa a figurar na relação de bens culturais que tiveram sua importância histórica, artística ou cultural reconhecida por algum poder público (federal, estadual ou municipal) através de seus respectivos órgãos de patrimônio.
3-turismo sustentável É aquele tipo de atividade turística que preza pelo cuidado ao meio ambiente e aos recursos naturais.