Respostas
Resposta:
O que é sentimento?
O sentimento é uma informação que todos os seres são capazes de sentir e expressar. Essa informação tem em si várias informações diferentes, ou seja, não existe um sentimento único, ele é plural nesse sentido. Ademais, os sentimentos são diferentes entre si e podem se manifestar de diferentes formas dependendo do contexto e do indivíduos.
Vale dizer que cada sentimento está ligado à experiência particular de cada pessoa. Contudo, analisando aquilo que é comum a todos, saiba que é uma parte do cérebro chamada sistema límbico que processa o sentimento.
Sentimentos bons, sentimentos ruins
É muito difícil a gente experimentar apenas um sentimento desde o momento que acordamos até acordarmos de novo no outro dia.
Muitas pessoas se culpam por terem sentimentos ruins. Claro que, na medida em que isso atrapalha o bem-estar da pessoa e prejudica seus relacionamentos, esses sentimentos ruins devem ser controlados. Agora, somos seres humanos sujeitos a sentimentos ruins e a sentimentos bons. Então, o importante é sempre se perguntar:
Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD
O que eu estou sentindo agora?
O que esse sentimento está gerando em mim?
Eu realmente preciso dele?
Estar atento aos sentimentos é um dos mais poderosos exercícios de autoconhecimento.
Então, se você se sentir chamado e tiver um valor mensal disponível bem pequeno para pagar o curso em doze parcelas (que temos certeza de que não aperta para quase ninguém), venha estudar conosco. Nosso Curso de Formação em Psicanálise Clínica é online, gera autoconhecimento, ferramentas para ajudar outras pessoas e até para atuar como psicanalista.
O sentimento na verdade é uma mistura de muitos sentimentos
Emoções surgem de experiências e viver por si só já é uma experiência. Nós enfrentamos momentos felizes, momentos tristes, momentos inusitados e tudo isso promove algo dentro da gente. Assim sendo, as situações da vida exigem de nós uma resposta: nossos sentimentos.
Nem sempre os sentimentos são crus no sentido de que a pessoa em um momento alegre vai sentir apenas alegria. Não, os sentimentos se manifestam em pares, trios. Por exemplo, você pode sentir amor por uma pessoa e ao mesmo tempo alegria por amar ela. Em uma situação difícil, pode sentir dor ao mesmo tempo que adquire força para seguir em frente.
Além de saber identificar os sentimentos, é fundamental saber expressar sentimentos de maneira correta.
Leia Também: Machismo na interpretação da Psicanálise
Os sentimentos confusos
Em geral, os psicólogos consideram os sentimentos como algo subjetivo pela particularidade com que cada pessoa lida com a vida. Isso se dá porque elas podem ser influenciadas pelas próprias memórias, experiências e crenças pessoais.
Muitas pessoas dizem que estão passando por sentimentos confusos. Queremos propor um desafio a você: veja a lista abaixo e pense as ocasiões em que você teve um sentimento, mas ele estava misturado a outro.
Um sentimento positivo misturado a um negativo é o que Freud chama de “ambivalência” em psicanálise. Em um exemplo trazido por ele, um filho pode ter uma mistura de sentimento de tristeza e alívio com a morte do pai, embora o filho se culpe por ter o sentimento de alívio.
Quais os dois principais tipos de sentimentos?
Dessa forma, é possível dividir as emoções ou sentimentos em dois principais tipos: primários e secundários. Vamos ver essa diferenciação?
Explicação:
Resposta: Gratidão, Humildade, Amor, Alegria.