O papel dos conectivos na coesão e coerência textual
Por dentro do conteúdo
As conjunções coordenativas são responsáveis por unir dois ou mais termos que exerçam a mesma função sintálica e morfológica, por exemplo, substantivos que sejam sujeitos Além disso, elas têm a função de conectar duas orações independentes, isto é, cuja compreensão do sentido de uma dispensa a observação da outra.
Importante observar que as conjunções ao promoverem essas ligações, contribuem para a
construção do teor das orações envolvidas, de modo que elas podem ser classificadas como Conjunções aditivas: expressam soma. A conjunção permite que à primeira oração seja acrescida
uma informação Conjunções adversativas: estabelecem uma oposição ou um contraste entre a ideia presente
primeira oração e a que consta na segunda.
na
Conjunções alternativas: denotam uma alternância de ideias. Também manifestam a exclusão de um pensamento em prol da ascensão de um outro:
Conjunções conclusivas: estabelecem uma consequência em relação ao que consta na oração anterior. Além disso, introduzem o sentido de fechamento de uma ideia
Conjunções explicativas: apresentam um motivo, uma razão, ou seja, uma das frases justifica o
conteúdo da outra.
Tipos de conjuncoos coordenativas
Aditiva
Adversativa
Alternativa
Conclusiva
Explicativa
Conjunções mais recorrentes
E, nem, não só, mas também.
Mas (sempre no inicio da oração), porém, entretanto, no entanto, contudo, todavia, não
obstante
Qu... ou (pode vir duplicada ou não), ora ora, quer quer seja seja, nem... nem
Portanto, logo, assim, pois (após o verbo), por conseguinte, por isso, diante disso
(repare que as três últimas são locuções conjuntivas, ou seja, mais de uma palavra
exerce o papel de conjunção)
Porque, que, porquanto, pois (antes do verbo).
1. Faça um resumo com o tema e as principais informações do conteúdo no cademo
Respostas
Em um texto, a fim de que possamos nos expressar de forma satisfatória, os conectivos são as ferramentas que nos permitem relacionar as ideias de forma clara e organizada. Bem sabemos que clareza e organização são as palavras-chave para que um texto alcance seu propósito comunicacional, pois, se não formos claros, nossos leitores não entenderão a nossa mensagem e, assim, infelizmente, o objetivo de nossa produção textual não terá sido alcançado.
Pois bem, agora sabemos o que são conectivos e o porquê de serem preciosos elementos textuais, outra informação importante para completarmos o estudo sobre eles é entendermos que são eles os responsáveis por aquilo que chamamos de coesão textual, o que é fundamental para que um texto seja coerente.
Coesão textual: é a conexão, ligação entre os elementos da superfície de um texto. O que isso quer dizer? Coesão é um aspecto que zela, em uma perspectiva estrutural, pela relação entre as palavras, frases, períodos e parágrafos de um texto.