1. Destaque as palavras-chave (as que dão sentido ao texto) e resuma o texto abaixo:
Maneira de escrever
O estilo é o homem, e é na maneira de escrever que o estilo mais se revela. Muitas vezes, tudo quanto conhecemos de uma pessoa é o que ela escreve: por meio do estilo, vemos o homem. O homem de empresa, queira ou não queira, vive às voltas com a necessidade de comunicar-se por escrito.
Que pensaremos de um subordinado que nos solicita, por escrito, uma "lissencia, para tratamento de "çaúde"?
Todos os anos, por ocasião dos exames vestibulares, professores vêm pelos jornais lamentando a ignorância dos candidatos no dominio da linguagem escrita. Erros de grafia e sintaxe acumulam-se nas provas. Dentro das empresas, as comunicações escritas constituem setor de atritos e desajustamentos porque, em geral, o homem que trabalha negligencia a redação e batalha para esconder a ignorância.
-Não tenho tempo para apreender!
É a escusa mais comum quando o homem de empresa não faz "blague":
--Quem escreve as minhas cartas é a minha secretária!
Outros argumentam não necessitar em absoluto transformar-se em intelectuais para
gerir negócios, o que não passa de distorção da necessidade que temos de escrever todos os dias cartas, memorandos ou simples recados.
A luta para esconder a ignorância é muito mais árdua do que a luta para aprender a escrever.
Respostas
Resposta: Na criação de um texto contendo as ideias principais e palavras chave, devemos identificar os seguintes pontos:
O gênero textual é algo que independe de cada texto, podendo variar de acordo com os elementos das suas características de comunicação, como a figura de linguagem utilizada, contexto e função social.
Os elementos encontrados em um texto que prendem a atenção do leitor podem ser vários e distintos, desde que tenham a intenção de instigar o leitor a continuar lendo mais sobre tal obra ou determinado assunto.
O conteúdo apresentado nos textos podem ter caráter narrativo, descritivo, dissertativo, argumentativo ou instrucional.
O processo de criação de um conteúdo é determinante para que os leitores fiquem cada vez mais interessados e "presos" em uma obra. Características como uma boa escrita, um bom planejamento e uma revisão são cruciais.