DANÇA E IMPROVISO
Você sabe o que é improvisação na dança?

CRIAÇÃO DO MOVIMENTO
Os coreógrafos criam seus movimentos inspirados na natureza, em textos, músicas, ideias, lembrança, vida cotidiana e na cultura de um povo, utilizando estratégias diversas de criação e improvisação.
Ou seja, é um campo muito aberto, de forma que a memória e a coleta sensorial de cada um dos envolvidos vai criando tramas que se transformam.

CRIAÇÃO DO MOVIMENTO II
Quando dançarinos dançam livres, não ensaiando antes, sem seguir alguma coreografia preestabelecida e até mesmo sem roteiro específico, ocorre a improvisação na dança.
Para improvisar na dança, o corpo não segue uma
linha programada e a expressão é livre.
PROCESSO DE CRIAÇÃO
Nosso corpo é o conjunto de saberes e vivências do cotidiano, dos processos sociais que vivemos, da educação que recebemos, do ambiente em que vivemos (bairro, amigos, cidade, religião), dos medos, dos conflitos e das facilidades. Assim, a criação da dança vai sempre passar por esse processo e agir sobre o corpo e os movimentos dançados.
Sendo assim, muitas vezes, o processo de criação pode ser simples: escolhemos uma música e iniciamos os movimentos, deixando as emoções pessoais fluírem e mostrando, através dos movimentos da dança, o que sentimos.

POR QUE A IMPROVISAÇÃO NA DANÇA É IMPORTANTE?

IMPORTÂNCIA DO IMPROVISO NA DANÇA
Improvisar é uma ótima maneira de tornar os movimentos da dança mais naturais. Ajuda no desenvolvimento da sensibilidade e desenvolve as emoções, pois, quando o dançarino improvisa, ele se conecta mais com seu corpo e com a música, para se expressar melhor através da sua coreografia.
A improvisação dá mais segurança e percepção ao bailarino, permite mais consciência corporal, mais criatividade e atenção para interagir com outros bailarinos.
Improvisar na dança pode parecer um ato fácil, feito de qualquer maneira ou algo que se faz de repente, mas existem técnicas e regras para essa prática.

MOVIMENTOS ACORDADOS:
Esta técnica de improviso consiste em estabelecer alguns acordos a fim de nortear a execução dos passos de dança na hora da apresentação.

MOVIMENTOS SEM ACORDO:
Quando o improviso acontece sem nenhum tipo de acordo prévio, a coreografia nasce no ato da apresentação, que não se ensaiou com antecedência, não se fez nenhum tipo de acordo e não se pensou em nenhuma coreografia.

PREPARAÇÃO PARA O IMPROVISO
NÃO OUVIR A MÚSICA
É fundamental que, mesmo em uma improvisação, todos os sentidos do dançarino estejam em alerta, a fim de que se possa dançar dentro do ritmo e desenvolver seus passos com elegância.
NÃO SE PREPARAR
Um grande equívoco é pensar que a dança improvisada não requer preparação antecipada. Na dança, o termo “improvisar” assume novo significado e exige, sim, preparação e técnica, porém, de uma forma bastante peculiar.
PERDER A NATURALIDADE
A bailarina pode perder a naturalidade e os movimentos espontâneos na dança quando está muito tensa ou por não ter combinado os passos com antecedência com o outro bailarino, e isso pode ser um erro muito comum para o bom andamento da improvisação.
ATIVIDADES

1 - Escolha uma sequência que corresponda aos espaços de acordo com o texto: “Criação do Movimento”. ”Os ______criam seus _____inspirados na natureza, em textos, músicas, ideias, _____, vida cotidiana e na _____de um povo, utilizando estratégias diversas de criação e _____. Ou seja, é um campo muito aberto, de forma que a _____ e a coleta _____ de cada um dos envolvidos vai _____ tramas que se transformam”. *
1 ponto
Criando, coreógrafos, memória, improvisação, movimentos, sensorial, lembrança, cultura.
Cultura, improvisação, memória, sensorial, coreógrafos, criando, lembranças, movimentos.
Coreógrafos, movimentos, lembranças, cultura, improvisação, memória, sensorial, criando.
Memória, improvisação, movimentos, sensorial, lembrança, cultura, criando, coreógrafos.
Nenhuma das alternativas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
NÃO SE PREPARAR pois e um coreografia que não foi preparada
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás