Não acostumados com discursos, o heroi não concluiu mais nada ; porem , a questão ainda o incomodava , de forna embrulhada . explique o pensamento embrulhado de Macunaíma
Respostas
Resposta:
Macunaíma foi escrita no ano de 1926 e em poucos dias. Para escrevê-la, Mário de Andrade passou anos a fio pesquisando sobre o folclore, mitologia indígena, os costumes e a linguagem dos brasileiros. Numa tentativa de registrar a história, costumes, falares, os ritmos das canções e das danças populares do Brasil, o livro, num clima mítico, acumula exagero de lendas, superstições, frases feitas, provérbios e modismos de linguagem.
Tomando como centro a personagem Macunaíma, o autor faz uma colagem de diversos fragmentos, misturando as lendas estudadas durante anos dos índios com a vida urbana das cidades do Sudeste, as anedotas da história brasileira com os costumes do Nordeste etc.
Tempo e Espaço
Criando uma narrativa fantástica e picaresca, há subversão do tempo e do espaço geográfico, que não obedecem às regras da verossimilhança, de tal forma que o “herói sem nenhum caráter” pode, num mesmo capítulo, estar em São Paulo, e fugir correndo pra Sergipe, Campinas, Bahia, deparando-se em todo esse percurso com personagens reais e lendárias.