Hans Jonas (1903-1993) foi um filósofo alemão. É conhecido principalmente devido à sua influente obra O princípio responsabilidade (publicada em alemão em 1979, e em inglês em 1984). Seu trabalho concentra-se nos problemas éticos criados pela tecnologia e nos estudos sobre a vida. Jonas sustenta que a sobrevivência humana depende de nossos esforços para cuidar do planeta e de seu futuro. Formulou um novo e característico imperativo moral supremo: “Atuar de forma que os efeitos de nossas ações sejam compatíveis com a permanência de uma vida humana genuína”.
De acordo com o texto lido e com seus conhecimentos sobre a ética de Hans Jonas, a responsabilidade social deve levar em conta:
A-Apenas as questões humanas.
B-As questões humanas e extra-humanas, como a preocupação com a vida em outros planetas.
C-As questões humanas, planetárias, tecnológicas e científicas.
D-A ciência acima de todos os saberes.
E-A tecnologia como ferramenta que liberta o ser humano do labor.
Respostas
Resposta:
letra C
Explicação:
Todo o homem, deve pautar por uma ética de responsabilidade social, mediante a própria sociedade, a vida na terra, a natureza. Nesse sentido, todas as áreas de actuação humana, educacional, política, tecnológica, económica, empresarial, medicinal, etc, devem resguardar um princípio de ética de responsabilidade
A responsabilidade social deve levar em conta as questões humanas, planetárias, tecnológicas e científicas (C).
A filosofia de Hans Jonas
Hans Jonas, filósofo nascido no século XX, pensa a responsabilidade como sendo um conceito que busca propor uma nova concepção ética no mundo futurista.
Assim, tenta superar a ética ontológica de Aristóteles e vai além de uma ética deontológica e categórica, como a cunhada por Kant.
Jonas concebe a noção de responsabilidade como guia para as ações humanas no mundo e reflete sobre a ética unida à técnica e à transformação humana.
Saiba mais sobre Hans Jonas em: https://brainly.com.br/tarefa/23879985
#SPJ2