Respostas
Resposta:
Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos meses de maio, junho e julho deste ano revela que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa na pandemia do novo coronavírus. A pesquisa, que ouviu com 1.996 pessoas maiores de 18 anos de idade, foi divulgada nas redes sociais.
Pandemia aumenta casos de depressão e ansiedade no Brasil!
Mergulhado em uma crise sanitária sem precedentes, o Brasil é o 2º país no mundo com maior índice de mortalidade por Covid-19. Na semana passada, superamos o marco de 250 mil óbitos e ultrapassamos a média diária registrada no início da pandemia, ou seja, no seu auge.
Nesta realidade, ações preventivas, como distanciamento e isolamento social, ainda são nosso melhor contra-ataque.
Contudo, o cenário de solidão, insegurança, angústia e instabilidade econômica, também deu visibilidade para a importância da saúde mental, colocando em foco o bem-estar psíquico da população.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), antes da pandemia, o Brasil já era o país mais ansioso do mundo e, também, apresentava a maior incidência de depressão da América Latina, impactando cerca de 12 milhões de pessoas.
Durante a pandemia, a situação se agravou: estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UEFJ) revelou um aumento de 90% nos casos de depressão. Já o número de pessoas com crises de ansiedade e sintomas de estresse agudo praticamente dobrou entre março e abril de 2020.
Outra pesquisa, encabeçada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), demostrou que, entre maio, junho e julho do ano passado, 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa.
O cotidiano individual também adoeceu: diversos estudos apontam para um crescimento no consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e comida ultra processada no período de distanciamento social. Em contra partida, hábitos saudáveis, como exercícios físicos, sono de qualidade e boa alimentação perderam terreno.
Agora, queremos saber sobre você. Vamos conferir como está enfrentando este momento difícil? Clique aqui e teste sua saúde mental!
Bônus: Com o recente aumento no número de infectados por Covid-19 no país e a disseminação de uma nova cepa viral , ainda mais contagiosa, é indispensável redobrarmos cuidados, garantindo que tomamos todas as medidas necessárias para proteger nossa saúde e a nossa família. BAIXE AGORA o Guia de Isolamento Domiciliar e saiba como proceder em casos de suspeita e confirmação da doença. Nele, você encontrará dicas e informações valiosas para se prevenir e evitar e a propagação do corona vírus.
E lembre-se: estamos aqui para te ajudar! Acesse o site ou o aplicativo da Nossa Saúde para receber atendimento virtual, tirar dúvidas e obter orientações.