- “Sou responsável por mim mesmo e por todos, e crio uma certa imagem do homem que eu escolho: escolhendo a mim, escolho o homem”. (Jean Paul Sartre. O existencialismo é um humanismo). A
responsabilidade para Sartre diz respeito:
a) Ao indivíduo para consigo mesmo, já que o existencialismo é dominado pelo conceito de subjetividade que restringe o sujeito da ação à sua esfera interior, circunscrita pelas suas representações arbitrárias, que exclui o outro; toda escolha humana é a escolha por si próprio.
b) Ao vínculo entre o indivíduo e a humanidade, já que para o existencialista, cada um é responsável por todos os homens, pois, criando o homem que cada um quer ser, estaremos sempre escolhendo o bem e nada pode ser bom para um, que não possa ser para todos.
c) À imagem de homem que preexiste e é anterior ao sujeito da ação. É uma imagem tal qual se julga que todos devam ser, de modo que o existencialismo, em virtude da sua origem protestante com Kierkegaard, renova a moral asceta do cristianismo, que exige a anulação do eu.
d) Ao partido político que tem a primazia na condução do processo de edificação da nova imagem de homem comprometido com a revolução e que faz de cada um aquilo que deverá ser tal como ficou célebre no mote existencialista: o que importa é o resultado daquilo que nos fizeram.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
O homem é livre para escolher o que quiser mas cada escolha feita tem uma consequencia para Sartre não existe nenhum fator externo que possa influenciar essa capa (Sartre não acredita em Deus, na "força do destino" ou na "sorte", por exemplo), ou seja é a capacidade de assumir escolhas.
Explicação: então: A) Ao indivíduo para consigo mesmo, já que o existencialismo é dominado pelo conceito de subjetividade que restringe o sujeito da ação à sua esfera interior, circunscrita pelas suas representações arbitrárias, que exclui o outro; toda escolha humana é a escolha por si próprio.
luna6264:
Ajudou muito
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás