1. Na sociedade medieval a Igreja Católica possuía um grande poder, interferindo na vida cotidiana, religiosa, política e intelectual da sociedade europeia. Porém, a Reforma Protestante questionou esse poder. Considerando tal informação, assinale a alternativa que caracteriza o movimento da Reforma Protestante. *
1 ponto
a) A Reforma Protestante fortaleceu o poder religioso e político da Igreja Católica, principalmente as interferências políticas do papa.
b) A Reforma foi um movimento protestante, no qual contestou severamente a estrutura, os dogmas e os abusos de poder político e religioso das autoridades religiosas da Igreja Católica, durante o século XVI.
c) A Reforma Portestante consistiu em um movimento artístico de apoio ao poder político religioso e político do papa, que assumia as funções de rei.
d) A Reforma Protestante foi um movimento de expulsão dos árabes da península ibérica, com o objetivo de fortalecer e preservar o poder do papa na Europa.
Respostas
Resposta:
1b
2c
Explicação:
A Reforma foi um movimento protestante, no qual contestou severamente a estrutura, os dogmas e os abusos de poder político e religioso das autoridades religiosas da Igreja Católica, durante o século XVI. Alternativa B.
A Reforma Protestante foi iniciada pelo monge alemão Martinho Lutero, que a princípio era um católico fervoroso, por causa de uma cura espiritual proporcionada pela Igreja Católica.
Porém, ao perceber as contrariedades entre o que era pregado aos fiéis e o que era de fato vivido pelo clero nos bastidores na Igreja, além das práticas que iam contra o que pregava a bíblia, o monge começa com seus questionamentos que foram aderidos por milhares de pessoas.
A quebra de celibato, ou seja, o casamento de membros do clero era uma das práticas, a venda de indulgências (venda de perdão celestial, e de terrenos nos céus), e a bíblia escrita em apenas uma língua para limitar sua compreensão, eram os principais questionamentos.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/5994923
Bons estudos!