processo de independências na América é correto afirmar:
a- Ainda que tenha entrado em contato com a filosofia iluminista, Bolívar nunca visitou a Europa.
b- Simon Bolívar, apesar de ter ideais semelhantes, nunca teve contato com o iluminismo.
c- Simon Bolívar se inspirou em líderes revolucionários anteriores e contemporâneos.
d- Os Estados Unidos se uniram a Bolívar pouco depois do decreto da Doutrina Monroe.
e- A liberdade e a autonomia dos Estados sul-americanos foram respeitadas pela Espanha, sem que buscasse romper as tentativas de independência.
Respostas
Resposta: C- Simon Bolívar se inspirou em líderes revolucionários anteriores e contemporâneos.
Explicação:
A) Os ideais revolucionários de Bolívar são resultado da influência de Simón Rodríguez em sua educação, mas também das leituras iluministas que ele realizou durante suas viagens à Europa.
B) Os ideais revolucionários de Bolívar são resultado da influência de Simón Rodríguez em sua educação, mas também das leituras iluministas que ele realizou durante suas viagens à Europa.
D) Impossível - Enxergava na união das nações sul-americanas uma forma de combater a miséria e de resistir a ações de países estrangeiros, como a Inglaterra, os Estados Unidos e a própria Espanha.
E) No caso da América Espanhola, o contexto internacional, aliado à influência do iluminismo, fez com que movimentos de independência começassem a surgir nos diferentes domínios espanhóis. Isso porque a Espanha vivia uma crise, pois as tropas de Napoleão Bonaparte tinham invadido o território espanhol e trocado seu rei, Fernando VII, pelo irmão de Napoleão, José Bonaparte.
Fonte: mundoeducacao