1. Na sociedade medieval a Igreja Católica possuía um grande poder, interferindo na vida cotidiana, religiosa, política e intelectual da sociedade europeia. Porém, a Reforma Protestante questionou esse poder. Considerando tal informação, assinale a alternativa que caracteriza o movimento da Reforma Protestante. *
1 ponto
a) A Reforma Protestante fortaleceu o poder religioso e político da Igreja Católica, principalmente as interferências políticas do papa.
b) A Reforma foi um movimento protestante, no qual contestou severamente a estrutura, os dogmas e os abusos de poder político e religioso das autoridades religiosas da Igreja Católica, durante o século XVI.
c) A Reforma Portestante consistiu em um movimento artístico de apoio ao poder político religioso e político do papa, que assumia as funções de rei.
d) A Reforma Protestante foi um movimento de expulsão dos árabes da península ibérica, com o objetivo de fortalecer e preservar o poder do papa na Europa.
2. A Reforma foi um movimento que contestou os dogmas e os abusos de poder religioso e político da Igreja Católica, durante o século XVI. Entre os motivos políticos e religiosos que impulsionaram esse movimento podemos assinalar: *
1 ponto
a) A Reforma Protestante foi impulsionada pelo grande poder dos reis e rainhas, que interferiam na vida religiosa e desafiavam os dogmas da Igreja Católica.
b) Na Idade Média, a Reforma Protestante defendia a venda de indulgências, isto é, a remissão total ou parcial dos pecados.
c) Entre os motivos políticos e religiosos que impulsionaram a Reforma Protestante, destacam-se o poder do papa, o despreparo do clero e a venda de indulgências e relíquias religiosas.
d) A Reforma Protestante foi influenciada pelas ideias de Wycliff, que defendia o acúmulo de riquezas por parte dos bispos e papas.
Respostas
Resposta:
1) B 2)C
Explicação:
1) Alternativa B. A reforma protestante teve início com as 95 teses de Martinho Lutero no século XVI. Nessas teses Lutero faz diversas críticas a Igreja Católica e os abusos que essa vinha cometendo, como, por exemplo, a venda de indulgências e abusos de poder. Com isso, houve uma drástica mudança na influência da Igreja Católica na Europa, essa ficou enfraquecida, principalmente com o surgimento de outras religiões como o Calvinismo e o próprio Luteranismo.
2) Alternativa C.
Pelo mesmo motivo dito acima, a Reforma Protestante fora lançada como uma forte oposição aos hábitos praticados pela Igreja na época, assim como sua intolerância e corrupção. Vale lembrar que apesar de posteriormente termos religiões fundadas por reis (Anglicanismo) a reforma Protestante surge através de um padre da Igreja, Lutero.
1 - O movimento da Reforma Protestante foi caracterizado pela contestação a estrutura, os dogmas e os abusos de poder político e religioso das autoridades religiosas da Igreja Católica, durante o século XVI. Alternativa B.
Este movimento foi liderado pelo monge alemão Martinho Lutero, e motivado pelas práticas consideradas questionáveis e indecentes da Igreja Católica, que pregava algo em público, porém seus componentes, o clero, se utilizavam de seu poder e influência para exercerem abusos e aplicarem golpes.
2 - Entre os motivos políticos e religiosos que impulsionaram a Reforma Protestante, destacam-se o poder do papa, o despreparo do clero e a venda de indulgências e relíquias religiosas. Alternativa C.
Era muito comum no século XVI, o casamento de membros da Igreja, ou seja, a quebra de celibato, algo que ia à contramão do que era pregado nos princípios da Igreja.
A Igreja também costumava aplicar o golpe da venda de indulgência, ou seja, o perdão celestial, os terrenos no céu como uma garantia após a morte.
Martinho Lutero e os membros do movimento, exigiam que fossem cessadas tais práticas, e que a bíblia fosse traduzida para outros idiomas, a fim de ser compreendida por pessoas de várias nacionalidades, já que a princípio era escrita apenas em Latim.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/5994923
Bons estudos!