2. A sociedade egípcia era hierarquizada, ou seja, dividida em grupos, por exemplo: O vizir era a maior autoridade do país depois do faraó. Ele comandava a polícia, a justiça e a arrecadação de impostos em todo o Império. Os escribas trabalhavam cuidando da vida econômica do Egito, dominavam a escrita hieroglífica. Já os sacerdotes: *
1 ponto
a) Executavam os serviços militares do Egito Antigo, geralmente eram muito ricos, graças às vitórias nas guerras. No entanto, a maior parte da população era formada por camponeses, que usavam as cheias do Rio Nilo para adubar a terra na agricultura. Os camponeses eram chamados no Egito antigo de felás.
b) Executavam os serviços religiosos e administravam os templos, geralmente eram muito ricos, graças às oferendas feitas pela população. No entanto, a maior parte da população era formada por camponeses, que usavam as cheias do Rio Nilo para adubar a terra na agricultura. Os camponeses eram chamados no Egito antigo de felás.
c) Executavam os serviços da agricultura, geralmente eram muito ricos, graças à abundância das terras do Egito para a agricultura com o Rio Nilo. No entanto, a maior parte da população era formada por escravos, que eram chamados no Egito antigo de felás.
d) Executavam os serviços da escrita e administravam as contas públicas do governo faraônico, geralmente eram muito ricos, graças ao status que tinham por dominar a arte da escrita hieroglífica. No entanto, a maior parte da população era formada por camponeses, que usavam as cheias do Rio Nilo para adubar a terra na agricultura. Os camponeses eram chamados no Egito antigo de felás.
Respostas
Resposta:
O Egito Antigo foi cenário de grandes civilizações da Antiguidade. Ficava localizado no extremo Nordeste da África, em uma região de deserto, e se dividia no sentido sul-norte por um vale pequeno e fértil onde corre o rio Nilo.
Durante a cheia do Nilo sua margem era regada pela água do rio, que ao voltar ao seu estado normal deixava o solo coberto com um limo muito fértil. Isso favorecia a agricultura na região.
A civilização egípcia era formada por vários povos, separados em diversos clãs e acomodados em grupos denominados monos, que operavam como se fossem Estados independentes.
Em 3500 a.C., os monos se juntaram criando dois reinos: o Baixo Egito, ao norte e o Alto Egito, ao sul. Por volta de 3200 a.C., os dois reinos foram unidos por Menés, rei do Alto Egito, que se tornou o primeiro faraó, criando a primeira dinastia que originou o Estado Egípcio Unificado.
Começava aí um grande período de auge da sociedade egípcia - a época dos grandes faraós.
Egito Antigo: sociedade
A sociedade do Egito Antigo tinha um formato de organização eficiente, no entanto injusto, que garantia seu funcionamento e expansão. A sociedade era hierarquicamente organizada, cada seguimento tinha suas obrigações e poderes determinados, onde o grupo que detinha menos poderes obedecia quem estava acima.
Veja quais foram os principais grupos sociais e a função exercida perante a sociedade.
Faraó
O Faraó era quem governava o Egito. Ele tinha todos os poderes sobre a sociedade egípcia. Além disso, era reconhecido como um deus. Não existia nenhum tipo de eleição ou processo para a escolha de um faraó, pois o poder era passado de pai para filho. O faraó ficava com a maior parte dos impostos recolhidos e a sua família era muito rica. Os membros da família real moravam em palácios de alto luxo. Era comum o faraó ordenar a construção de pirâmides para que seu corpo e riquezas fossem colocados após a morte.
Após sua morte o faraó tinha o corpo colocado em pirâmides. (Foto: Pixabay)
Sacerdotes
Na categoria poder, os sacerdotes só estavam abaixo do faraó. Eles organizavam os rituais, festas e atividades religiosas no Egito Antigo. Os sacerdotes tinham muito conhecimento sobre as características e as funções de cada deus egípcio. Organizavam os templos e os rituais depois da morte do faraó. Alguns sacerdotes, após a morte, chegaram a ser mumificados e tiveram seus corpos depositados em pirâmides.
Chefes Militares
Os chefes militares faziam a guarda do território egípcio. Em tempos de guerra ganhavam evidência na sociedade. Eles tinham que organizar o exército para que vencesse a guerra, pois uma derrota podia custar a vida do chefe militar.
Escribas
A função dos escribas era escrever hieroglífica e demótica, a escrita egípcia. Eles registravam os principais fatos da sociedade e principalmente da vida do faraó. Os escribas escreviam em um papel confeccionado de fibras da planta papiro, nas paredes das pirâmides e em placas de pedra. Além disso, eles controlavam as taxas cobradas pelo faraó.
Povo Egípcio
A maior parte da sociedade era constituída por artesãos, lavradores, pastores e comerciantes. Essa classe tinha que trabalhar muito para ganhar o suficiente para sobreviver. Às vezes era chamado pelo faraó para trabalhar em obras públicas, sem receber nenhuma recompensa.
Escravos
Os escravos eram povos capturados em guerra. Trabalhavam sem receber salários. Recebiam apenas roupas velhas e comida para sobrevivência. Muitas vezes recebiam castigos em forma de punição.
Egito Antigo: economia
A agricultura era a atividade econômica fundamental do Egito Antigo. No entanto, os egípcios também faziam trabalhos voltados para o artesanato, pecuária, pesca, caça e extração mineral.
Agricultura e o sistema de produção
A área fértil às margens do rio Nilo ofereceu excelentes condições para a agricultura. Os egípcios colhiam diversos itens das áreas no entorno do rio. O papiro, papel usado pelos escribas, também era cultivado. Para maior eficiência na plantação eles usavam o arado, equipamento puxado por bois ou homens, para ajudar na plantação das sementes. Os egípcios fizeram também um sistema de irrigação constituído por canais e diques.
Explicação:
Espero ter te ajudado
Resposta:
1 - C
2 - B
Explicação:
CONFIA FIZ NO CLASSROOM