• Matéria: História
  • Autor: biaderettigomes
  • Perguntado 4 anos atrás

O que singulariza o pessimismo de Machado de Assis é a sua posição antagônica em relação ao evolucionismo oitocentista, ao culto do progresso e da ciência. Frente às ingenuidades do cientificismo, o sarcasmo de Brás Cubas reabre a interrogação metafísica, a perplexidade radical ante a variedade do ser humano. Um artista como Machado levou mais a sério do que os arautos do evolucionismo cientificista o golpe que Darwin tinha desfechado contra as ilusões antropocêntricas da humanidade.

(MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides. Rio de Janeiro: José Olympio, 1977, p. 171-172)



A visão da Alta Idade Média como “Idade das Trevas”, pela historiografia, trazia uma percepção desse período como o avesso do progresso e da ciência. A denominação “Idade das Trevas” foi associada a alguns eventos e características desse período, caso



a.
das consequências da Revolução Puritana, do fracasso das Cruzadas, da proliferação de bandoleiros e foras-da-lei.



b.
das perseguições aos hereges, da proliferação das ordens mendicantes armadas, da destruição sistemática de castelos e abadias.



c.
da Guerra dos Cem Anos, do processo de cercamento no campo, da violência dos servos contra seus suseranos.



d.
da superexploração dos camponeses, da expansão desenfreada das cidades, da mortandade ocorrida ao longo da Guerra Santa.



e.
do declínio da cultura antiga, a destruição do Império Romano pelas invasões bárbaras, do controle da difusão do conhecimento pela Igreja Católica.

Respostas

respondido por: morgan48
1

Resposta:

Letra E

Explicação:

Porque nesse período a Igreja Católica dominava praticamente tudo, ela censurava a ciência e qualquer forma de conhecimento que se opunha à ela. E logo depois, quando esse período acabou, os cientistas deram o nome de Idade das Luzes, uma forma de dizer que saíram doobscurantismo.

Perguntas similares