RELACIONE os tipos de fontes históricas com seus exemplos, colocando a letra da primeira colu
correspondente com a segunda coluna,
Exemplo
Tipo de fonte histórica
( ) Fotografia
A- Fonte escrita
( ) Entrevista
B - Fonte material
( ) Baú de madeira
C - Fonte pictórica ou visual
( ) Carta
D - Fonte oral
( ) Filme
E - Fonte audiovisual
Tr
Respostas
Resposta:
Sobre os tipos de fontes históricas temos que a ordem na segunda coluna é : C D B A E
As fontes históricas são materiais ou vestígios deixados que serão estudos por historiados com intuito de desenvolver pesquisas e compreender o modo de vida de nossos ancestrais e como influenciaram no presente.
No entanto, cada fonte tem suas características e peculiaridade, podemos classificar as fotos históricas em:
Escrita:
São materiais/documentos encontrados que possuem registros linguísticos. Como por exemplo: cartas, livros, jornais.
Um fonte histórica que se classifica nesse meio é a Carta de Pero Vaz de Caminha, é considerada a "Certidão de nascimento do Brasil". Podemos encontra-la no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa (Portugal).
Pictórica ou Visual:
Esse estilo de fonte caracteriza-se por objetos iconográficos, visuais. São as fotos, pinturas, fotografias de um lugar. Essas imagens podem mostrar os estilo de vida passado, estilo de roupa, pontos turísticos, etc.
Oral:
A oralidade ou fala são responsáveis pela transmissão do conhecimento. Em sociedades que não possuíam o domínio da escrita, esse estilo de fonte histórica foi primordial para disseminar os costumes para as gerações futuras. Exemplos dessa fonte: lendas, mitos, entrevistas.
Os Griôs, comunidade cultural africana, tinha como principal função transmitir costumes, histórias de líderes e politicas para a população em geral. Normalmente, essas historias eram em formatos de poemas.
Material:
O próprio nome já exemplifica esse estilo, são materiais e vestígios tateáveis deixados pelos nossos ancestrais. Podemos citar: cerâmicas, baú, monumentos, fósseis, entre outros. Essa fonte é mais ampla e utilizada como forma de construções de pesquisas.
Explicação: