Na antiguidade, existiram comunidades com gestões de poder centralizado e de poderes descentralizados. Os primeiros, sempre desembocaram em crises econômicas e sociais, consequentemente. Entretanto, na Idade Média, a Igreja fez uma experiência de gestão descentralizada, recuperando o controle, o equilíbrio e a harmonia da Sociedade na maioria da Europa. Explicar como a Igreja conseguiu isso?
por favor ajuda
Respostas
Resposta:
Porque não existe mais necessidade dela ocorrer desse modo, hoje os grandes produtores de alimentos são empresas e grandes fazendeiros que utilizam o uso moderno de máquinas agrícolas e de técnicas mais evoluídas
Explicação:
Resposta:
O feudalismo foi a forma de organização social e econômica instituída na Europa Ocidental entre os séculos V a XV, durante a Idade Média. Baseava-se em grandes propriedades de terra, chamadas de feudos, que pertenciam aos senhores feudais, e a mão de obra era servil.
Com a queda do Império Romano do Ocidente e a invasão dos povos bárbaros entre os séculos IV e V, a Europa atravessou um período de ruralização, isto é, os moradores da cidade se deslocaram para o campo, fugindo da instabilidade provocada pela movimentação dos bárbaros.
A partir do século XV, o feudalismo entrou em crise por conta das mudanças ocorridas na Europa, como os renascimentos cultural, urbano e comercial.
O que é feudalismo?
De acordo com Jacques Le Goff, um dos principais estudiosos da Idade Média, o feudalismo é “um sistema de organização econômica, social e política baseado nos vínculos de homem a homem, no qual uma classe de guerreiros especializados — os senhores —, subordinados uns aos outros por uma hierarquia de vínculos de dependência, domina uma massa campesina que explora a terra e lhes fornece com que viver”.
O feudalismo foi um modelo social e econômico que vigorou dos séculos V ao XV, na Europa Ocidental, e que marcou profundamente a Idade Média. Esse modelo era baseado na terra e, por meio dela, constituíam-se a atividade econômica e a estrutura social.