Respostas
Resposta: Táticas ofensivas
O "passa e vai", que consiste no simples ato de passar a bola para um companheiro, atraindo a atenção defensiva e deslocar-se em direção ao gol para receber o passe, sem marcação e em condições de finalização (SIMÕES, 2002).
No entanto, nem todas as formas de contra-ataque resultam em possibilidades de finalizações, surgindo à possibilidade de uma segunda fase do ataque, a fase ofensiva propriamente dita, através do ataque organizado.
Esta se configura a partir do momento em que os jogadores ocupam suas respectivas posições táticas em quadra, devendo-se movimentar a bola e estudar as melhores possibilidades de exploração ofensiva, a parir de algum sistema tático pré-definido.
Essa mesma organização do ataque ou a posição que os jogadores ocupam também é decidida em função das linhas e zonas ofensivas da quadra de jogo (SIMÕES, 2002).
Para tanto, agora na quadra de ataque, toma-se por base a linha de 9m, de onde se formam duas linhas e cinco zonas distintas, a partir de uma divisão em profundidade do campo ofensivo. A primeira linha de ataque é formada pela linha central e pela linha de 9m, sendo usualmente ocupada pelos jogadores de armação. A segunda é formada a partir desta primeira, até a linha da área de 6m, e usualmente ocupada pelos jogadores de finalização (VIEIRA e FREITAS, 2007).
Já em relação às zonas de ataque, parte-se de uma divisão da quadra a partir de sua largura, formando-se “canais” de ataques que desembocam a frente da área de gol.
Adenda-se que na posição mais frontal esta a zona do armador central, que tem por base jogar e transitar pela segunda linha ofensiva, a fim de fazer infiltrações e finalizações ou prover uma assistência para outro jogador finalizador.
Além deste, existem os outros dois armadores que jogam ao seu lado, o amador direito e o esquerdo. Ambos possuem características que se aproximam do central, mas também são os responsáveis pelos arremessos de longa distância – a mais de 9m – do gol. Formando-se assim, outras duas zonas de ataque: a segunda, que pode ser a do armador direito e a terceira, a do armador esquerdo.
Analogamente, no Handebol, os jogadores costumam atuar pelas laterais contrárias aos seus lados mais coordenados, ou seja: jogadores destros atuam pela lateral esquerda e os sinistros pela direita, em função de uma maior facilidade de ângulo de arremesso e de proteção da bola.
A quarta e quinta zonas são formadas pelos jogadores denominados de pontas, que também atuam pela direita e esquerda da quadra.
Já os pivôs geralmente jogam na segunda linha ofensiva, bem próximos a área de gol, e, geralmente de costas para ele, atuando através de giros/saltos que possibilitam seus arremessos, sendo muito utilizados para as finalizações de ataque e para atrair/destrair a defesa adversária, a fim de liberar a atenção dos marcadores, permitindo que outros também finalizem.
Nesse mesmo sentido, alguns meios táticos ofensivos de equipe também podem ser utilizados, entre eles, o ataque posicional, caracterizado pela ocupação espacial do campo ofensivo por cada jogador, com funções específicas. O ataque em circulação, caracterizado pela troca constante de posição entre os jogadores; e o ataque combinado, caracterizado pela combinação do ataque posicional com o ataque em circulação, onde os jogadores hora trocam suas posições, hora mantêm-se fixos em seus lugares, na intenção de confundir a defesa adversária (ALMEIDA e DECHECHI, 2012).
Dentro desse contexto tático de equipe também é possível à utilização de alguns sistemas ofensivos. Entre eles, o denominado de 6x0, onde o melhor posicionamento para o ataque é o representado atraves de seis jogadores que formam uma linha de passe, em frente à linha de defesa. Neste, deve haver um grande entrosamento entre os pontas e os armadores, pois as melhores oportunidades de gols podem surgir de jogadas realizadas por estes, e, tendo que se preocupar com os dois, a defesa fica vulnerável pelo meio.
No sistema 5x1, cinco jogadores ocupam a zona dos 9s metros e um é destacado a colocar-se na linha dos 6 m para cumprir ações específicas, a exemplo de receber a bola, girar e finalizar: atuando como um pivo, portanto.
O sistema 3x3 tem por base a maioria das ações ofensivas, onde três jogadores posicionam na primeira linha defensiva e os outros três na segunda.
O Sistema 2x4 consiste quando quatro jogadores posicionam-se na primeira linha ofensiva e os outros dois na segunda e configura-se numa variação do 3x3, aumentando-se o número de finalizadores e jogando-se com dois pivôs, geralmente (SIMÕES, 2002).
Resposta:4-2-4
Explicação:
linha de defesa - meio 2 volantes - ataque 2 pontas e dois atacantes altos - jogar pelas laterais e fazer cruzamentos