quais países detém o gemonia a América Latina?
Respostas
Resposta:
A seleção brasileira de handebol feminino ganhou da Argentina e conseguiu a gemonia da América Latina
Explicação:
A seleção brasileira de handebol feminino chegou ao Coliseu Municipal Curubamba, em Cochabamba, na Bolívia, com o dever de casa feito. Com a vaga nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 assegurada, as jogadoras encararam a final contra a Argentina, nesta quinta-feira (31.05), como início de uma nova fase. O Brasil mostrou superioridade, sufocou as adversárias e comemorou mais um título Sul-Americano, garantindo a hegemonia continental ao vencer as hermanas por 26 x 12.
"Mais uma final e sempre dá um frio na barriga. Teve alguns momentos em que perdemos um pouco o foco, mas voltamos ao jogo e não deixamos as jogadoras da Argentina pensarem que poderiam ganhar. A rivalidade sempre vai existir entre os dois países, mas mostramos que estamos no caminho certo", disse a armadora Deonise Fachinello, uma das jogadoras mais experientes da equipe.
A conquista desta quinta-feira (31.05) foi o primeiro título do novo técnico da seleção, o espanhol Jorge Dueñas. Ele está na fase de observação e de montagem da equipe no ciclo para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Os Jogos Sul-Americanos foram o principal torneio do handebol brasileiro em 2018.
"Os Jogos Sul-Americanos foram difíceis para nós, porque tivemos pouco tempo de treinamento, sem falar dos desfalques por lesões que tiraram algumas atletas. A equipe estava focada no trabalho defensivo. As goleiras trabalharam bem, com muito controle. O título foi resultado desse trabalho", analisou Jorge Dueñas. Ele tem no currículo uma medalha olímpica de bronze em Londres 2012 à frente da Espanha, a prata do Europeu de 2008 e o bronze no Mundial de 2011.
O Brasil atuou nos Jogos Sul-Americanos com dois desfalques por lesões: Duda Amorim, melhor jogadora do mundo em 2014, e Ana Paula Rodrigues. Das 16 jogadoras da seleção no evento, 11 recebem o apoio financeiro do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.
A Seleção está bem diferente daquela que conquistou o Campeonato Mundial da Sérvia, em 2013, e representou o país no Rio 2016, eliminada nas quartas de final. O desafio é mesclar a nova geração com jogadoras que fizeram parte da melhor safra do handebol feminino, casos de Deonise, Duda e Babi, que seguem no elenco.