• Matéria: Psicologia
  • Autor: thiagofreire0077
  • Perguntado 4 anos atrás

As críticas de Kant ao empirismo de Hume também foram fundamentais para o posterior desenvolvimento do idealismo alemão. Assinale entre as opções abaixo aquela que melhor define essas críticas.

(A) Kant criticou o apego de Hume à tradição do antigo regime, o que fez do idealismo alemão a corrente de pensamento que mais defendeu a república moderna.

(B) Kant critica o apego de Hume à tradição do catolicismo medieval, o que faz do idealismo alemão uma corrente de pensamento ateia, que em muitos aspectos antecipou o marxismo.

(C) Kant critica aquilo que considera ser uma ortodoxia empirista em Hume, defendendo que a experiência não seja fetichizada e que o conceito prévio seja usado como mediador de acesso às experiências.

(D) Kant critica o apego de Hume à tradição da democracia clássica, o que faz do idealismo alemão defensor da estrutura do antigo regime.

(E) Kant critica o otimismo de Hume em relação ao potencial emancipatório da razão, o que o colocaria, segundo Kant, na herança do iluminismo francês, o que o idealismo alemão quer negar.​

Respostas

respondido por: marciachaves41
42

Resposta:

A -

Explicação:

Kant criticou o apego de Hume à tradição do antigo regime, o que fez do idealismo alemão a corrente de pensamento que mais defendeu a república moderna

respondido por: larissamagrani
12

Immanuel Kant, filósofo alemão, tenta criar uma nova filosofia partindo do racionalismo (movido por Descartes, Spinoza, Leibniz) e do empirismo (Hume, Locke, Berkeley) para criar a sua filosofia transcendental e categórica (A).

Segundo a máxima kantiana, o sujeito deve agir de tal forma que a sua ação se torne uma ação universal e que sirva para todos.

Assim, seguindo a razão, a ética do dever, para Kant, é a deontologia, isto é, o estudo do dever e a sua aplicação na sociedade.

Segundo Kant, a ação humana não deve se pautar no achismo e na mera intenção de agir. Ela deve ser puramente racional e seguir, no máximo, o respeito ao próximo. A ética é categórica, objetiva e guiada, somente, pela razão humana, pois se assim não for, ela será particular e subjetiva, não havendo um parâmetro ético no mundo.

Link: brainly.com.br/tarefa/15201670

Anexos:
Perguntas similares